Anúncios

Chuvas intensas castigam desde ontem o Centro-Sul do Chile, inclusive a região metropolitana de Santiago. Vários estragos foram registrados nas últimas horas devido às intensas chuvas que devem prosseguir até este fim de semana.

Chuva castiga o Centro-Sul do Chile | CARABINEROS DE CHILE

Alagamentos, suspensão do serviço do metrô de Santiago e transbordamento do canal Santa Marta de Maipú são algumas das consequências das intensas precipitaçõ0es que persistiam nas primeiras horas desta sexta-feira.

Evacuações preventivas foram realizadas em diversas localidades. Na encosta dos Andes, as autoridades ordenaram a evacuação preventiva para os setores de San Alfonso e Merceditas, no município de San José de Maipo.

“Esta evacuação é preventiva porque já sabemos que as condições meteorológicas vão piorar nas próximas horas. Esta evacuação será para dois pontos seguros na comuna de San José de Maipo”, explicou a delegada presidencial da província de Cordillera, Alejandra Cortés.

Além disso, houve evacuações ordenadas na região de O’Higgins. A primeira foi realizada no acampamento Río Lonco, na comuna de Rancagua, devido à ameaça de transbordamento do rio Cachapoal; enquanto a segunda ocorreu no setor La Isla, em Puente Mendoza, na comuna de Rengo, devido ao risco de transbordamento do Rio Claro.

Como resultado da tempestade, a empresa Águas Andinas declarou um alerta preventivo antecipado na Região Metropolitana de Santiago devido à alta turbidez registrada nos canais dos rios Maipo e Mapocho, que impediu a produção normal de água potável.

A empresa, em comunicado, relatou os problemas “em consequência do invulgar e excepcional fenômeno climático que se tem verificado nas montanhas e que tem provocado a queda de chuvas intensas em locais onde, nesta altura do ano, normalmente se precipita sob a forma de neve”.

O modelo europeu indica grande quantidade de precipitação nos Andes. Na alta montanha, a precipitação ocorre em forma de neve. Ocorre que a isoterma de 0ºC está em cotas de altitude muito alta, logo em lugares em que a precipitação deveria estar vindo na forma de neve está caindo na forma de chuva nos Andes, gerando aluviões, deslizamentos de terra e enchentes.

Os municípios de La Florida, Puente Alto, Maipú, Conchalí, Calera de Tango, Pirque e o setor de Barrancas em Lo Prado, Cerro Navia e Pudahuel anunciaram a suspensão das aulas nas escolas municipais devido às intensas chuvas que causaram problemas elétricos e dificuldade de movimentação dos menores.

A ministra das obras públicas afirmou que “a situação está controlada” na região metropolitana de Santiago após as fortes chuvas. Jessica López se referiu aos pontos críticos da região e disse que eles estão sendo constantemente monitorados.

A chuva, se causa transtornos, também é bem-vinda. O Chile enfrenta o que denomina de uma mega seca que já dura mais de dez anos e drenou os recursos hídricos de país a ponto de lagos inteiros terem secado com a escassez de precipitações.