Chuvas intensas castigam desde ontem o Centro-Sul do Chile, inclusive a região metropolitana de Santiago. Vários estragos foram registrados nas últimas horas devido às intensas chuvas que devem prosseguir até este fim de semana.
Alagamentos, suspensão do serviço do metrô de Santiago e transbordamento do canal Santa Marta de Maipú são algumas das consequências das intensas precipitaçõ0es que persistiam nas primeiras horas desta sexta-feira.
Evacuações preventivas foram realizadas em diversas localidades. Na encosta dos Andes, as autoridades ordenaram a evacuação preventiva para os setores de San Alfonso e Merceditas, no município de San José de Maipo.
“Esta evacuação é preventiva porque já sabemos que as condições meteorológicas vão piorar nas próximas horas. Esta evacuação será para dois pontos seguros na comuna de San José de Maipo”, explicou a delegada presidencial da província de Cordillera, Alejandra Cortés.
Além disso, houve evacuações ordenadas na região de O’Higgins. A primeira foi realizada no acampamento Río Lonco, na comuna de Rancagua, devido à ameaça de transbordamento do rio Cachapoal; enquanto a segunda ocorreu no setor La Isla, em Puente Mendoza, na comuna de Rengo, devido ao risco de transbordamento do Rio Claro.
¡ATENCIÓN! Se solicita evacuar preventivamente, por amenaza de aluvión, el sector San Alfonso, comuna de San José de Maipo, Región Metropolitana. #SENAPRED activó mensajería #SAE. Actúa con calma y acata las indicaciones de la autoridad. pic.twitter.com/ZWB3fbeyr0
— SENAPRED (@Senapred) June 23, 2023
Como resultado da tempestade, a empresa Águas Andinas declarou um alerta preventivo antecipado na Região Metropolitana de Santiago devido à alta turbidez registrada nos canais dos rios Maipo e Mapocho, que impediu a produção normal de água potável.
A empresa, em comunicado, relatou os problemas “em consequência do invulgar e excepcional fenômeno climático que se tem verificado nas montanhas e que tem provocado a queda de chuvas intensas em locais onde, nesta altura do ano, normalmente se precipita sob a forma de neve”.
⚠️ Debido a las altas turbiedades registradas en los cauces de los ríos Maipo y Mapocho, se declara Alerta Temprana Preventiva, por lo que hemos comenzado a utilizar toda nuestra infraestructura de respaldo que permiten contar con 37 horas de autonomía en la ciudad. pic.twitter.com/AuuLFMLeKG
— Aguas Andinas (@aguas_andinas) June 23, 2023
O modelo europeu indica grande quantidade de precipitação nos Andes. Na alta montanha, a precipitação ocorre em forma de neve. Ocorre que a isoterma de 0ºC está em cotas de altitude muito alta, logo em lugares em que a precipitação deveria estar vindo na forma de neve está caindo na forma de chuva nos Andes, gerando aluviões, deslizamentos de terra e enchentes.
Os municípios de La Florida, Puente Alto, Maipú, Conchalí, Calera de Tango, Pirque e o setor de Barrancas em Lo Prado, Cerro Navia e Pudahuel anunciaram a suspensão das aulas nas escolas municipais devido às intensas chuvas que causaram problemas elétricos e dificuldade de movimentação dos menores.
📌Informamos que el viernes 23 de junio se suspenderán las clases en todos los jardines infantiles, escuelas y liceos municipales.
📌Nuestro servicio de alimentación seguirá funcionando para los estudiantes que lo necesiten en cada establecimiento de manera habitual.#PuenteAlto pic.twitter.com/3tSIUdz3Cs
— Corporación Municipal (@cmpuentealto) June 22, 2023
A ministra das obras públicas afirmou que “a situação está controlada” na região metropolitana de Santiago após as fortes chuvas. Jessica López se referiu aos pontos críticos da região e disse que eles estão sendo constantemente monitorados.
A chuva, se causa transtornos, também é bem-vinda. O Chile enfrenta o que denomina de uma mega seca que já dura mais de dez anos e drenou os recursos hídricos de país a ponto de lagos inteiros terem secado com a escassez de precipitações.