Anúncios

Frio abaixo de zero e muito mais intenso que o normal marcou o começo da quarta-feira no Mato Grosso do Sul | Henrique Kawaminami/Campo Grande News

Centro-Oeste do Brasil abaixo de zero. A quinta-feira começou congelante em parte da Região Centro-Oeste com marcas mais típicas no Sul do Brasil, tal a potência da massa de ar polar que avançou pelo interior da América do Sul. O Mato Grosso do Sul foi onde as mínimas caíram mais acentuadamente no começo desta quarta-feira.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, as mínimas de hoje no Mato Grosso do Sul chegaram a -3,0ºC em Rio Brilhante, -2,4ºC em Bela Vista, -2,1ºC em Iguatemi, -1,6ºC em Santa Rita do Rio Pardo, -0,1ºC em Sidrolândia, 1,4ºC em Aral Moreira, 1,5ºC em Itaporã, e 2,2ºC em Cassilândia e 2,8ºC em Ponta Porá. Campo Grande teve mínima de 4ºC no aeroporto.


Já no Mato Grosso, os termômetros indicaram 4,5ºC em Rondonópolis, 7,1ºC em Porto Estrela e 7,2ºC em Cuiabá. Em Goiás, as mínimas chegaram a 1,2ºC em Rio Verde e 1,9ºC em Jatal. Goiânia anotou 8,4ºC. No Distrito Federal, a mínima em Brasília foi de 8,0ºC. Gama baixou a 6,4ºC, Brazlândia teve 7,9ºC, Paranoá 7,6ºC e Águas Emendadas 8,5ºC.

O frio intenso com geada moderada a forte em áreas produtoras de milho do Mato Grosso do Sul e do Norte do Paraná provocou uma elevação dos preços do milho.

Consultorias do mercado agrícola se disseram surpresas com a extensão e intensidade da geada, mas os modelos da MetSul indicavam justamente geada até forte nas regiões em que o mercado diz ter sido surpreendido pelo fenômeno.

A previsão é novamente de uma amanhecer muito frio nesta quinta-feira no Centro-Oeste e mais uma vez com marcas negativas no Mato Grosso do Sul.

O mapa acima mostra a projeção de geada do modelo canadense em que se observa a tendência de gear em um grande número de municípios do Centro-Oeste, notadamente no Mato Grosso do Sul e no Sul de Goiás.


A tendência para o final desta semana é que o frio ceda e a temperatura entre em rápida elevação com a chegada de ar mais quente. Em razão da atmosfera muito seca, as noites seguirão frias no Centro-Oeste, entretanto as tardes devem ser mais quentes e até com um pouco de calor em algumas localidades.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios