Anúncios

Capital paulista teve frio de 0°C em Marsilac nesta quarta na madrugada mais fria de junho em meia década | Paulo Pinto/Fotos Públicas

Cidade de São Paulo tem o maior frio em junho em meia década. No interior paulista, geada e marcas abaixo de zero em diversos municípios. 

A estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, na capital paulista, registrou hoje uma mínima de 6,3°C. É a menor temperatura em um mês de junho desde 2016, quando a estação apontou 3,5°C no dia 16. Já na medição da estação do SESC-Interlagos fez 4,6°C na cidade de São Paulo. 


O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrou temperatura ainda mais baixa no extremo Sul da cidade de São Paulo com apenas 0,1°C em Engenheiro Marsilac. É a menor marca desde 7 de julho de 2019, quando a estação registrou -0,2°C. 

Por outro lado, comparando registros de temperatura feitos na cidade apenas no mês de junho esta é a menor marca desde junho de 2016 quando fez -0,6°C na Capela do Socorro no dia 13 na rede do CGE.

Interior de São Paulo abaixo de zero 

A quarta começou congelante em parte do interior paulista. Conforme a rede de dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura em São Paulo foi de -2,1°C em Rancharia, com -1°C em Campos do Jordão e -0,1°C em Pradópolis. 

A temperatura ficou ao redor de zero em São Simão com 0,3°C, em Miguel Arcanjo que anotou 0,4°C e em Ituverava que fez 0,8°C.

Em várias cidades a mínima baixou dos 5°C no começo desta quarta-feira: Itapeva e Sorocaba tiveram 1,4°C, Marília registrou 1,8°C, Bauru teve 2°C, Barretos 2,1°C, Presidente Prudente anotou 2,3°C, Barueri 3,2°C, São Carlos 3,4°C, Franca 3,5°C, Ibitinga 3,9°C, Bragança Paulista 4,6°C.

Por que tanto frio em São Paulo?

Sistema de alta pressão atmosférica com pressão em seu centro de 1030 hPa sobre o Paraguai influencia o padrão de temperatura em extensa parte do Brasil. 

A potente massa de ar polar derrubou a temperatura no estado de São Paulo com marcas abaixo de 5°C em vários municípios do interior e até mesmo em bairros da Capital. 

A temperatura baixou de zero em municípios de diversas regiões do estado paulista com registro das menores temperaturas do ano até agora.

Previsão de mais noites frias 

A massa de ar polar avança para o mar, porém ainda terá forte influência no comportamento da temperatura no estado de São Paulo que terá mais uma madrugada de frio intenso nesta quinta-feira. Modelos projetam potencial para marcas negativas, sobretudo, em trechos de Serra. 

A temperatura poderá baixar de 5°C nas regiões de Bauru e na faixa que vai de São Jose do Rio Preto até Campinas com potencial, inclusive de formação de geada. Na região de Marília a temperatura também poderá baixar de 5°C em alguns pontos.


Na Capital e Região Metropolitana o frio nesta quinta poderá ser similar e até um pouco mais intenso que hoje em alguns bairros. Assim, a previsão é de um amanhecer de sol e poucas nuvens e com marcas que poderão oscilar ao redor de 5°C em vários bairros.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

À tarde, a temperatura sobe gradativamente e a máxima poderá chegar aos 17°C aliviando um pouco a sensação de frio do começo da manhã.

Anúncios