Anúncios

A área central de Porto Alegre, Centro e bairros adjacentes, registrou 75% da média de chuva do mês em apenas 24h. Na tarde da sexta-feira, forte pancada de chuva despejou 30 mm na região em menos de uma hora. No começo da tarde de sábado, outro aguaceiro trouxe 45 mm. O resultado foram muitos pontos de alagamentos que se estenderam também a pontos da zona Norte da cidade.



Os dois aguaceiros foram resultado de convecção profunda. Calor e alta umidade formaram nuvens muito carregadas. No caso deste sábado, a atmosfera encontrava-se extremamente instável a ponto de convecção ter causado granizo na região metropolitana ainda cedo da manhã. Dados da sondagem por balão meteorológico lançado do Aeroporto Salgado Filho no meio da manhã indicaram índices de instabilidade por demais elevados e propícios a temporais ou chuva volumosa.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Dani Uszack

Apesar da chuva volumosa na virada do mês, o restante da primeira semana de dezembro terá o predomínio do sol em Porto Alegre com noites frias e tardes agradáveis. A madrugada da terça pode ter mínima em alguns bairros de 10°C a 12°C, quando a média mínima histórica do mês é de 19°C. O tempo firme e as noites frias serão efeito de uma massa de ar seco e frio muito forte para o mês de dezembro. 

Anúncios