Anúncios

Rio Grande do Sul – O sol predomina no Estado na sexta-feira e a temperatura se eleva ainda mais com calor à tarde, quando pode fazer entre 32ºC e 34ºC em cidades do Centro e do Oeste. Chuva de verão muito isolada é esperada entre a tarde e a noite, sobretudo em localidades da Metade Norte. No sábado, o sol predomina mais uma vez no Rio Grande do Sul com períodos de maior nebulosidade junto à costa. Da tarde para a noite tornam a ocorrer pancadas de chuva muito localizadas, mas que podem atingir um número maior número de locais que na véspera. Máximas de 32ºC a 34ºC nos municípios mais quentes do Centro e do Oeste. No domingo, o sol aparece com nuvens na maioria das regiões, contudo da tarde para a noite nuvens carregadas trazem chuva isolada para diversos pontos do território gaúcho. Já na primeira metade do domingo não se afasta instabilidade isolada no interior. O calor segue domingo com máximas de 31ºC a 33ºC. Na segunda, a instabilidade aumenta no Estado. O sol chega a aparecer em diversos pontos, entretanto aumenta a presença de nuvens no Rio Grande do Sul com chuva isolada já na primeira metade do dia e mais generalizada, mas ainda assim irregular na distribuição, da tarde para a noite. Dia será abafado com máximas em muitos locais variando entre 30ºC e 32ºC. Na terça, aumenta ainda mais a instabilidade. Chove já na primeira metade do dia em parte do Estado, especialmente na Metade Oeste, mas no decorrer do dia a instabilidade toma conta de outras áreas do território gaúcho que começaram o dia com sol. Máximas de 30ºC a 32ºC. Na Quarta-Feira de Cinzas, o Rio Grande do Sul deverá ter maior cobertura de nuvens e chance de chuva a qualquer hora do dia na maioria das regiões, mas podem ocorrer intervalos com melhoria. Segue quente, úmido e abafado. É importante esclarecer que durante o feriadão as pancadas mencionadas de chuva em alguns casos podem ser localmente fortes com risco de granizo e rajadas de vento em setores isolados, especialmente a partir do domingo.



Porto Alegre – Sol predomina em Porto Alegre na sexta-feira, apesar de algumas nuvens no céu. Mínima entre 18ºC e 20ºC. Máxima de 31ºC a 33ºC. No sábado, sol e nuvens. Não se afasta chuva muito isolada de verão entre o meio da tarde e a noite, mas a chance é maior no interior. Mínimas de 20ºC a 22ºC. Máximas de 30ºC a 32ºC. O domingo tem sol e nuvens com calor e abafamento. Aumenta a chance de chuva isolada e passageira. A madrugada será quente com mínimas entre 21ºC e 23ºC. Máximas de 30ºC a 32ºC na maioria dos bairros. Segunda-feira de sol e nuvens com provável chuva de verão da tarde para a noite. Madrugada quente com marcas de 22ºC a 24ºC. Máximas de 30ºC a 32ºC na maioria dos bairros. Na terça, sol e nuvens com períodos de maior nebulosidade. Alta possibilidade de chuva, especialmente na segunda metade do dia. Mais uma madrugada quente com mínimas de 22ºC a 24ºC. Máximas de 29ºC a 31ºC. Na quarta, muitas nuvens e chance de chuva a qualquer hora do dia com alguns intervalos de melhoria. Úmido e abafado. Risco de chuva forte. Máximas de 25ºC a 27ºC. Crucial recordar que pancadas de chuva de verão, como previstas para parte do feriadão, podem ser fortes em algumas ocasiões e até com risco de temporais isolados.

Litoral Norte – O feriadão no Litoral Norte terá períodos aproveitáveis em que deve dar praia, entretanto haverá instabilidade e nem todo Carnaval será de tempo bom nas praias. O sol aparece com nuvens nesta sexta, mas pode ter chuva muito isolada da tarde para a noite. No fim de semana, o sol chega a aparecer no Litoral Norte com períodos de maior nebulosidade em consequência de instabilidade que atua mais perto da costa, esperando-se chuva em alguns momentos nas praias. Na segunda e na terça, o quadro ainda deve ser de nebulosidade variável com alternância de períodos de sol com outros em que a nebulosidade aumenta e ocorre chuva, principalmente em horas da tarde e noite. Já na quarta-feira, a tendência é de mais nuvens com chance de chuva no decorrer do dia. Não faz frio nas praias ao longo do Carnaval. Ar mais quente e úmido que cobre o Estado vai trazer temperatura mais alta à noite e as pancadas impedem aquecimento maior durante o dia. As mínimas, em geral, ao longo do Carnaval devem se situar entre 20ºC e 22ºC e as máximas atingem de 26ºC a 28ºC. Algumas pancadas de chuva no Carnaval podem ser fortes em pontos isolados com risco de raios e temporal.


Santa Catarina – Quem for para as praias catarinenses encontrará o tradicional clima de verão na região: sol, nuvens e chuva passageira. A nebulosidade deve ser mais constante no Litoral Norte catarinense com maiores períodos de sol no Litoral Sul. As pancadas passageiras podem ocorrer já de manhã em algumas praias, mas serão mais freqüentes da tarde para a noite. Em Florianópolis, mínimas, em geral, variando de 20ºC a 22ºC com máximas de 28ºC a 30ºC. As máximas sobem mais no continente que na ilha. Algumas pancadas na costa catarinense podem ser localmente fortes e não se afasta até o risco de temporais muito localizados, em regra entre o meio da tarde e o começo da noite.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Uruguai – Sol predomina no Uruguai no fim de semana e faz calor. No domingo há risco de chuva localizada e temporais isolados, principalmente na segunda metade do dia. Na segunda, a nebulosidade aumenta na costa Sul do Uruguai com prováveis pancadas de chuva e risco de tormentas isoladas (algumas localmente fortes), mas mesmo assim podem ocorrer períodos de sol. Terça e quarta devem ter a presença do sol em Punta del Este e no Sul do Uruguai, mas o começo da terça ainda pode ter instabilidade. O calor vai aumentar a partir do domingo no Uruguai e a primeira metade da semana será de ar bastante abafado. (Com fotos do arquivo do jornal Correio do Povo dos repórteres Pedro Revillion e Tarsila Pereira)

Anúncios