Anúncios

Temperatura despenca e Capital paulista começa a semana com temperatura próxima de zero. Monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências da Capital registrou na sua rede de medições 0,7°C em Engenheiro Marsilac e 1,1°C em Perpétuo Socorro. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Interlagos registrou 6,9°C e no Mirante de Santana fez 8,1°C.

No interior do Estado também fez frio e teve formação de geada como anotado pela rede de dados do INMET: -0,1°C em Barra do Turvo (menor temperatura do dia em São Paulo), 0,5°C em Rancharia, 2,3° em São Miguel Arcanjo, 4,9°C em Barueri,  2,6°C em Campos do Jordão, 3,5°C em Itapira, 3,7°C em Sorocaba, 4,1°C em São Luiz do Paraitinga, 5,1°C em Cachoeira Paulista, 5,1°C em Registro,  5,2°C em Ibitinga, 5,4°C em Piracicaba, 5,9°C em Pradópolis, 6,0°C em Ituverava, 6,8°C em Barra Bonita, 6,9°C em Bauru, 7,2°C em Itapeva, 7,4°C em São Carlos.


Imagem de satélite mostra ciclone no mar na altura do Rio Grande do Sul | MESTUL

Ciclone extratropical que ontem provocou forte ressaca no Litoral do Sul, hoje atua no mar na altura do Rio Grande do Sul a cerca de 2 mil km da Costa impulsionou a chegada do ar polar ao Sudeste do país.

No campo de vento é possível ver a trajetória do vento nos baixos níveis da atmosférica gerando vento Sul/Sudeste na direção do Sudeste do país que “carrega” o ar seco e frio e, portanto, polar responsável pelo amanhecer mais frio de hoje.  Ontem a temperatura já havia baixado de 5°C em algumas cidades do Sul de São Paulo, porém hoje o frio foi mais abrangente e derrubou a temperatura também em Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro.

 

Campo de vento a 1500 metros da superfície mostra trajetória do vento associada ao ciclone

Segundo rede dados do INMET em Minas Gerais em Maria da Fé a mínima foi de -0,9°C e em Caldas fez 0,6°C. Em Belo Horizonte a temperatura mínima foi de 11,6°C enquanto que ontem fez 16,7°C. No Rio de Janeiro, em Itatiaia, região serrana, fez 2,3°C, no Parque Nacional do Teresópolis fez 7,2°C em Nova Friburgo foi anotado 8,2°C. Na Capital a temperatura foi similar a ontem e ficou ao redor de 18°C.

TARDE DE SOL E TEMPERATURA AMENA

Nas próximas horas o sol predomina em grande parte de São Paulo, Sul de Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro. O ar gelado do quadrante Sul presente faz com que a temperatura se eleve devagar com máxima que não deve alcançar os 20°C nas faixas Sul e Leste de São Paulo, sudeste de Minas Gerais e região serrana do Rio de Janeiro. No interior de São Paulo a máxima irá oscilar entre 23 e 25°C assim como no Triângulo Mineiro e Leste de Minas Gerais e Espírito Santo. No Norte de Minas Gerais esquenta mais e a máxima poderá chegar a 28°C. Por outro lado, as próximas noites, manhas e madrugadas ainda serão frias em parte do Sudeste.

Anúncios