Anúncios

Um casal se protege da tempestade de neve perto do Palácio Imperial de Tóquio que registrou sua maior precipitação de neve em quatro anos | BEHROUZ MEHRI/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A neve cobriu Tóquio na quinta-feira após horas de rajadas que forçaram o cancelamento de mais de 100 voos locais e a emissão de um sinal de alerta. A Agência Meteorológica do Japão (JMA) alertava que até 10 centímetros de neve poderiam cair em 12 horas. A agência chegou a emitir um alerta de neve pesada para Tóquio pela primeira vez desde 2018 e alertou sobre possíveis interrupções no tráfego.

A nevasca forçou o cancelamento de 66 voos locais de partida e 53 voos de chegada no aeroporto de Haneda, na capital, disse uma fonte do terminal à agência AFP. Nenhum voo internacional foi cancelado. Alguns trens de passageiros de Tóquio foram atrasados pela queda de neve, informou a operadora ferroviária JR East em seu site.


A agência climática aconselhou a população a tomar precauções no centro de Tóquio. No Templo Sensoji, um popular destino turístico na capital japonesa, alguns visitantes vestiram quimonos tradicionais e sandálias de madeira para caminhar entre as colunas vermelhas e sinos dourados enquanto a neve caia. “É incomum que tanta neve caia em Tóquio em janeiro”, disse Keiichi Masudi, 37 anos, ao voltar para casa. “Tenho que ter cuidado para não escorregar”, disse.

Outros aproveitavam a queda de neve, como Shigeko Nagahama, 73, que tirou fotos do icônico teatro Kabukiza. Ela observou a neve cair na arquitetura tradicional do prédio onde as apresentações do teatro Kabuki eram realizadas. “É uma bela vista”, comentou.


O alerta de neve pesada também foi emitido nas prefeituras de Chiba e Ibaraki. A JMA chamou a atenção para a neve forte em outras áreas da costa do Pacífico, que normalmente recebem menos neve do que no lado do Mar do Japão. Yokohama na prefeitura de Kanagawa e a cidade de Chiba registraram respectivamente 8 centímetros e 7 centímetros de neve acumulada por volta das 19h00.

Pelo menos 52 pessoas foram levadas a hospitais em Tóquio. Enquanto isso, 24 ficaram feridas na província de Saitama, incluindo um homem de 84 anos que quebrou a perna depois de cair enquanto andava de bicicleta, de acordo com as autoridades locais.

A neve também levou ao fechamento parcial da Metropolitan Expressway que atende a grande área de Tóquio, incluindo a Ponte do Arco-íris que atravessa a baía de Tóquio. Os motoristas foram incentivados a usar pneus ou correntes para neve ao dirigir. Na cidade de Mitaka, Oeste de Tóquio, ocorreu um acidente envolvendo cerca de 10 carros na noite de quinta-feira, disse a polícia. Não houve relatos imediatos de lesões devido ao acidente.

Anúncios