Anúncios

O começo de semana teve até frio no Rio Grande do Sul com apenas 13ºC em São José dos Ausentes e desde então a temperatura tem se mantido agradável e abaixo da média no Leste gaúcho, mas o cenário muda a partir desta quinta-feira (10) com a chegada de ar muito quente que traz forte calor na Argentina.

 

A temperatura às 15h desta quarta-feira (9) na Argentina chegava a 40,1ºC na província de Salta, 38,8ºC em Santiago del Estero, 37,8ºC em Catamarca, 37ºC em Córdoba e em La Rioja, 36,4ºC em Formosa, e 35,2ºC em Santa Fé. No mesmo horário, a temperatura em Santa Rosa, no Noroeste do Rio Grande do Sul, chegava a 34,3ºC.

A máxima nesta quinta em Porto Alegre deve chegar a 31ºC ou 32ºC,  mas na sexta os termômetros podem indicar até 36ºC ou 37ºC na Capital com marcas superiores na região metropolitana. No fim de semana, o calor prossegue e com abafamento, esperando-se máximas de 32ºC a 34ºC. As madrugadas de sábado e do domingo deverão ser muito quente na Capital com mínimas que não devem baixar de 22ºC ou 23ºC na maioria dos bairros.

Em Santa Rosa, no Noroeste gaúcho, a máxima nesta quinta-feira deve chegar a 37ºC, mas na sexta o calor aumenta muito e a temperatura à tarde pode alcançar entre 39ºC e 40ºC na região. No sábado, aquecimento maior seria frustrado por chuva de verão isolada à tarde, mas mesmo assim faria muito calor. No domingo, a máxima pode atingir 37ºC a 38ºC.

As máximas devem ser elevadas em diversas regiões do Estado. Em Caxias do Sul, Serra Gaúcha, pode fazer 32ºC na sexta e no domingo. Em Passo Fundo e região, 32ºC a 33ºC na sexta. Em Uruguaiana, no Oeste, 39ºC a 40ºC na sexta-feira. Em Santa Maria, região central do Estado, 37ºC na sexta. No Sul gaúcho, na sexta-feira, máximas de até 36ºC em Pelotas e 36ºC a 37ºC em Bagé.

Durante o fim de semana pancadas de chuva vão ocorrer associadas ao forte calor e o ar úmido em diversas regiões. Com o forte calor, é alto o risco de temporais que em pontos isolados podem ser fortes com queda de granizo e vendavais localizados.

Anúncios