Uma “senhora” frente fria se estende pelo Atlântico Norte nesta quinta-feira (10), ligando os continentes americano e europeu. Nas imagens de satélite se observa uma faixa de nuvens que se estende de Hispaniola (República Dominicana e Haiti) até a península ibérica (Espanha e Portugal). A frente fria se estende por cerca de seis mil quilômetros entre um continente e o outro.
A enorme frente fria é gerada por uma grande massa de ar frio do Ártico que avançou pelos Estados Unidos e o Canadá com neve em muitos pontos do Nordeste americano e do território canadense, e que trouxe as menores temperaturas na região de Miami em meses.
MUNDO | Imagem de satélite da @CIRA_CSU do estado da Flórida é muito interessante. Nuvens sobre o mar nas duas costas, mas céu limpo em terra. Por quê? Ar frio ao avançar sobre águas quentes forma nuvens stratocumulus. Ar esfria mais sobre terra que água. pic.twitter.com/2qawG0bJpD
— MetSul.com (@metsul) December 10, 2020
Está frente, que forma um “rio voador” vai trazer muita chuva em Portugal e na Espanha com neve nas cotas de maior altitude dos dois países ibéricos.