Anúncios

Tardes de calor escaldante no Rio Grande do Sul vão prosseguir | ROMAR RIGON

O Rio Grande do Sul teve ontem o segundo dia seguido com máximas acima de 40ºC em medições oficiais. Com isso, o estado soma quatro dias neste mês com máximas acima dos 40ºC em estações do Instituto Nacional de Meteorologia. O número deve aumentar ainda com o calor muito intenso ainda esperado até o final da semana.

De acordo com dados de estações oficiais, as máximas de hoje foram de 40,5ºC em Quaraí, 39,7ºC em Uruguaiana, 39,5ºC em Alegrete, 39,4ºC em São Gabriel, 39,3ºC em São Borja, 38,9ºC em São Luiz Gonzaga, 37,8ºC em Santiago, 37,5ºC em Livramento, 37,4ºC em Santa Rosa e Teutônia, e 37,0ºC em Tupanciretã.


Já estações automáticas particulares e da Secretaria da Agricultura indicaram máximas nesta quarta-feira de 40,0ºC em Porto Xavier, 39,4ºC em Rio Pardo (Coparroz), 38,9ºC em São Sepé e Teutônia, 38,6ºC em Rosário do Sul, Venâncio Aires e Vila Nova do Sul, 38,5ºC em Santa Rosa, 38,3ºC em Sarandi, Bossoroca e Cachoeira do Sul e 38,1ºC em Feliz.

Na Grande Porto Alegre, a máxima oficial foi de 37,1ºC em Campo Bom. Porto Alegre teve 36,8ºC no Jardim Botânico. Estações particulares na região registraram 37,8ºC em Parobé, 37,3ºC em Novo Hamburgo (Lomba Grande) e 36,5ºC em São Leopoldo.


O calor vai piorar antes de ceder. Segue muito quente no estado nesta quinta e na sexta com o pico do calor em diversas áreas esperado para a sexta, como na Grande Porto Alegre que pode até 40ºC ou mais durante a tarde.  Porto Alegre pode se aproximar ou bater na cada de 40ºC, o que é pouco comum de ocorrer.

Tanto nesta quinta como na sexta, em diferentes áreas do interior, embora ainda o intenso calor, pancadas de chuva podem evitar máximas mais extremas em algumas cidades. Como a atmosfera vai estar muito quente, as pancadas de chuva podem vir acompanhada de temporais em pontos localizados com risco de vendavais e granizo.

Uma massa de ar muito quente segue definindo as condições do tempo no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. O sol aparece em todas as regiões acompanhado de nuvens, mas áreas mais ao Nordeste do estado devem ter momentos de céu claro.

À medida que cresce o teor de umidade na atmosfera, o calor, que novamente fica ao redor dos 40ºC nos vales e no Noroeste, estimula chuva isolada de verão com risco de algum temporal muito localizado. As pancadas localizadas atingem a maioria das regiões da tarde para a noite, não se descartando até na Grande Porto Alegre.

Anúncios