O calor ganhou ainda mais força nesta segunda-feira no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil com máximas na rede do Instituto Nacional de Meteorologia de até 43,0ºC no Sudeste e de 42ºC no Centro-Oeste. O Nordeste experimentou um dia excepcionalmente também em algumas áreas.
As máximas nesta segunda superaram os 40ºC no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia, portanto em doze estados da federação e em quatro das cinco regiões do país.
As máximas atingiram 40ºC em Minas Gerais (São Romão), 42,9ºC no Mato Grosso do Sul (Porto Murtinho), 42,4ºC no Piauí (Oeiras), 42,0ºC no Mato Grosso (Cuiabá), 41,9ºC no Maranhão (Balsas), 41,5ºC em São Paulo (Valparaíso) e Goiás (Itumbiara), 41,4ºC na Bahia (Bom Jesus da Lapa), 40,8ºC no Tocantins (Paranã), 40,5ºC no Pará (Santana do Araguaia) e 40,1ºC em Jaguaribe (Ceará) e Roraima (Boa Vista).
No interior de São Paulo, de acordo com as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas desta segunda foram de 41,5ºC em Valparaíso, 40,9ºC em Barra Bonita, 40,8ºC em Barretos, 40,6ºC em Ituverava, 40,4ºC em Lins, 40,3ºC em Ariranha, 40,1ºC em Tupã, e 40,0ºC em Ibitinga e Rancharia.
Em Minas Gerais, as máximas nas estações automáticas oficiais foram de 43,0ºC em São Romão, 41,6ºC em Nova Porteirinha, 41,1ºC em Montalvânia e Salinas, 41,0ºC em Januária, 40,9ºC em Araçuai, 40,8ºC em Moçambinho e Ituiutaba, 40,7ºC em Pirapora, 40,6ºC em Coinceção das Alagoas e Campina Verde, 40,5ºC em Montes Claros e Coronel Pacheco, e 40,3ºC em Itaobim.
Uma bolha de calor, que se denomina também de domo ou cúpula de calor (em Inglês é chamada de heat dome) se instalou entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil e agora se expande para o Sudeste e parte do Nordeste à medida que se alteram as correntes de vento com um centro de baixa pressão que vai avançar do Norte da Argentina e o Paraguai para o Sul do Brasil com a organização de um cicloner e uma frente fria na quarta.
Com isso, o calor aumenta no Sudeste e no interior do Nordeste. As máximas serão muito altas nesta terça em todo o Sudeste, o Centro-Oeste e na maioria das cidades nordestinas distantes da costa. O calor atinge seu ápice no Rio de Janeiro e no Espírito Santo na quarta com marcas incomuns e extremas.