Anúncios

Portão do sistema de contenção de cheias da cidade de Porto Alegre foi fechado no Cais Central do Centro no começo da tarde de hoje quando o nível do Guaíba estava em 2,74 metros | GABRIEL WOLKIND

O portão do sistema de contenção de cheias de Porto Alegre no Centro da cidade foi fechado no Cais Central pela primeira vez desde a enchente de outubro de 2015. Uma imagem para a história. O nível do Guaíba no começo da tarde estava em 2,74 metros, apenas 26 cm abaixo da cota de transbordamento no Centro.

O prefeito da capital Sebastião Melo anunciou hoje que seria fechado preventivamente o sistema de comportas para evitar que a inundação do Guaíba atinja a área central da cidade, caso o nível alcance ou passe de 3,00 metros no Cais Mauá.

Melo anunciou a decisão após uma reunião extraordinária As primeiras comportas que serão fechadas serão a P3, na frente do Tribunal de Contas de Estado, e a P4, na avenida Sepúlveda. Também serão colocados sacos de areia nos portões que já estão fechados.

No acesso aos portões 12 e 14, que estão localizados na avenida Sertório e Voluntários da Pátria, será necessário fazer uma abertura no asfalto, devido a falta de trilho, e fazer o isolamento com sacos de areia. Ainda está sendo definido se o Cais Embarcadero será fechado ou não temporariamente.

O nível na régua do Cais Mauá  nesta tarde erá o terceiro maior desde a grande enchente de 1941, somente atrás dos 3,13 metros de 1967 e os 2,97 medidos pela MetSul no Cais Mauá em outubro de 2015.

A MetSul considera extremamente preocupante o cenário do Guaíba. Com chuva volumosa na capital amanhã, aumento de vazão de raios, represamento pelo nível muito alto da Lagoa dos Patos e represamento adicional por vento Sul intenso no meio da semana, a cheia do Guaíba pode evoluir para cotas crítícas.