Fim de tarde nesta segunda-feira em Santana do Livramento depois de horas de muito calor para esta época do ano em algumas cidades gaúchas | FABIAN RIBEIRO

O Rio Grande do Sul teve nesta segunda-feira um dia com cara de verão em que as máximas à tarde ficaram muito acima da média desta época do ano. Uma massa de ar mais quente cobre as latitudes médias da América do Sul, o que traz calor também no Centro e no Nordeste da Argentina.

A temperatura máxima hoje oficial de Porto Alegre na estação do Jardim Botânico foi de 31,7ºC, marca 5,3ºC acima da média máxima histórica da climatologia de abril (1991-2020) na capital gaúcha de 26,4ºC. No Sul da cidade, na estação de Belém Novo, a máxima foi ainda mais alta com 32,2ºC.

A título de comparação, a temperatura máxima média de janeiro em Porto Alegre, a mais alta entre todos os meses do ano, é de 31,0ºC. Ou seja, a máxima de hoje na capital gaúcha ficou acima da média máxima de qualquer mês do ano na climatologia histórica.


Em Santa Maria, no Centro do estado, a temperatura máxima hoje de 32,1ºC ficou 6,1ºC acima da média máxima histórica de abril de 26,0ºC. No Noroeste, nas Missões, a temperatura à tarde de 31,4ºC em São Luiz Gonzaga superou a média máxima histórica de abril em 3,8ºC.

A maior temperatura máxima nesta segunda-feira na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia se deu em Rio Pardo e Campo Bom com 32,8ºC. Outras estações na área metropolitana, particulares, indicaram 32,9ºC em Canoas, 32,7ºC em Gravataí, 32,5ºC em Parobé, 32,4ºC em Nova Santa Rita e 32,3ºC em São Leopoldo e Novo Hamburgo.

No interior, estações particulares acusaram as marcas mais altas do estado com 34,9ºC em Rio Pardo, 33,6ºC em Venâncio Aires, 33,3ºC em Passo do Sobrado, 33,2ºC em Santa Cruz do Sul, 32,8ºC em Minas do Leão, 32,6ºC em Porto Xavier e Feliz, 32,5ºC em Lajeado, 32,4ºC em Teutônia, 32,2ºC em Cachoeira do Sul e 32,1ºC em Três Coroas.


O calor vai aumentar no Rio Grande do Sul nesta terça-feira e máximas ainda mais altas devem ser esperadas. O calor será mais forte principalmente no Oeste, no Noroeste e na Depressão Central, o que inclui os vales e a Grande Porto Alegre.

As máximas nos vales e na Grande Porto Alegre na tarde desta terça-feira devem ficar entre 32ºC e 34ºC na maioria das localidades, mas em alguns pontos a temperatura ficará ao redor e acima de 35ºC, como em partes do Vale do Rio Pardo. No Oeste e no Noroeste, em geral, as máximas devem se situar entre 31ºC e 33ºC à tarde.

Em Porto Alegre, o dia também será muito quente para esta época do ano. Depois de um início de manhã agradável com mínimas pouco abaixo dos 20ºC, aquecerá rapidamente e já no fim da manhã faz calor. A tarde deve ter máximas de 32ºC a 33ºC em quase todos os bairros, porém em alguns pontos da cidade fará entre 33ºC e 34ºC.


O calor ainda prossegue na quarta-feira, quando a tarde deve ser ainda de máximas bastante altas principalmente na Depressão Central, onde as máximas na maioria das cidades vão ficar entre 32ºC e 35ºC. O alívio, como a MetSul já anunciou, vem na maioria das regiões na quinta com uma frente fria que precede massa de ar frio que trará tardes muito amenas no final da semana.