Uma massa de ar frio vai derrubar a temperatura no Rio Grande do Sul no final desta semana, antecipa a MetSul Meteorologia. Não se trata de uma incursão de ar frio de forte intensidade, como as de inverno, mas será responsável por trazer um acentuado declínio da temperatura na comparação com o que vem se registrando neste começo de semana.

Este começo de semana é ainda marcado por temperatura acima da média no estado gaúcho. Sob domínio de ar mais quente, as máximas nesta segunda e amanhã ficam acima da média e se registra calor durante a tarde na maioria das cidades gaúchas. A previsão é de máximas ao redor ou acima de 30ºC em muitos municípios.

Na quarta e na quinta, a temperatura segue mais alta em cidades do Norte gaúcho antes da chegada de uma frente fria que vai trazer aumento de nebulosidade e chuva. Porto Alegre e a região metropolitana terão calor à tarde hoje, amanhã e na quarta.

Esta frente fria vai começar a ingressar no território gaúcho na quarta-feira e vai avançar pelo estado entre a quarta e a sexta, mas não deve gerar volumes altos de precipitação na maior parte das cidades. O principal efeito desta frente será fazer com que as temperaturas declinem.

Por isso, a partir da quinta-feira as máximas caem acentuadamente em muitas cidades quando comparadas à primeira metade da semana. Locais que vinham de tardes seguidas com marcas ao redor ou acima de 30ºC terão máximas de 20ºC a 23ºC, portanto bastante agradáveis.

O efeito desta massa de ar frio deve ser maior no Sul que no Norte gaúcho, uma vez que não se trata de incursão de ar frio de maior intensidade. Como efeito, o tempo deve seguir instável no final da semana e no próximo fim de semana em cidades mais ao Norte e o Nordeste gaúcho, como a Serra e a Grande Porto Alegre.

Assim, os reflexos da incursão de ar mais frio serão muito mais sentidos nas máximas que nas mínimas. Nebulosidade e mesmo precipitação devem impedir mínimas muito baixas ou geada em locais de maior altitude da Metade Norte gaúcha ou na Grande Porto Alegre. Por outro lado, as máximas serão baixas para abril e muito amenas, e até mesmo um pouco frias nos Campos de Cima da Serra.

Onde deve esfriar mais à noite, porque o tempo estará mais aberto e o perfil da atmosfera mais seco, será no Sul gaúcho e na Campanha, além da fronteira com o Uruguai e áreas próximas. As mínimas no final da semana e no próximo fim de semana, devem ficar em torno de 10ºC e mesmo abaixo em alguns locais.

Só que não para por aí. Os dados indicam a possibilidade de um reforço de ar frio no começo da semana que vem com ar mais seco que traria madrugadas de temperatura mais baixa e a manutenção das tardes amenas.

Portanto, o período de temperatura mais baixa que se inicia na segunda metade desta semana não será breve e, ao contrário, um episódio de muitos dias seguidos de temperatura mais amena e agradável com característica outonal, o que fará com que a segunda metade de abril tenha temperatura mais próxima da climatologia histórica com o costumeiro “clima de meia estação”.