Calor prossegue neste sábado em Porto Alegre | ALEX ROCHA/PMPA

Os gaúchos experimentaram uma sexta-feira muito quente de sol forte com temperatura perto ou acima de 35ºC em diversas regiões gaúchas, incluindo Porto Alegre. As matcas nos termômetros se elevaram ainda mais em relação à véspera. Uma massa de ar quente cobre o estado e favorece a sequência de dias com temperatura elevada.

As máximas em estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia nesta sexta-feira foram de 37,6ºC em Uruguaiana; 37,5ºC em Quaraí; 37,1ºC em Alegrete; 36,5ºC em Campo Bom; 35,7ºC em São Luiz Gonzaga; 35,3ºC Teutônia; 35,2ºC em Porto Alegre; e 35,1ºC em São Vicente do Sul.

E o calor prossegue? Sim. O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul neste sábado, embora acompanhado durante o dia por nuvens esparsas. Uma massa de ar quente segue atuando o estado e traz mais um dia de calor.

O aquecimento forma nuvens Cumulus isoladas que provocarão chuva isolada típica de verão da tarde para a noite, mas a grande maioria das cidades gaúchas vai terminar o dia sem registro de precipitação. Como será chuva muito isolada, é difícil precisar onde ocorrerá, podendo atingir apenas bairros de uma determinada cidade.

O calor prossegue em mais uma tarde quente para os gaúchos com máximas acima dos 30ºC na maior parte do estado. Dependendo da localidade, as máximas ficam parecidas ou abaixo das registradas nesta sexta-feira. Na Grande Porto Alegre, o dia outra vez terá máximas entre 33ºC e 35ºC. As máximas tornam a superar os 35ºC no Oeste.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.