Massa de ar quente que desde o começo do mês tem garantindo sequencia de dias muito abafados no Rio Grande do Sul irá ganhar força em parte do Leste e Nordeste gaúcho. Se por um lado a instabilidade retorna a fronteira com a Argentina trazendo temporais e até alívio do forte calor, por outro com o domínio do ar seco e do sol o calor se amplia com projeção de marcas ainda mais altas de temperatura na região metropolitana de Porto Alegre, na Serra e nos vales. Nestes primeiros 15 dias do mês de março a temperatura máxima em Porto Alegre só não passou de 30°C em 4 dias, no geral as tardes foram de calor acima da média do período que é de 29,2°C segundo dados da estação oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, no jardim Botânico.

Em contrapartida o Oeste que teve longa sequência de dias com máximas acima de 35°C, hoje com a chuva em algumas cidades a temperatura sequer chegou a 30°C. É como se a “bolha de ar quente” fosse deslocada para Leste devido a atuação do corredor de umidade que levou chuva para o interior do continente nas últimas 48 horas.  Nesse interím o corredor de umidade tende a ficar mais concentrado na Metade Oeste do Estado sustentando o quadro de instabilidade por alguns dias na região. Como resultado a expectativa é de a temperatura subir mais na segunda metade desta semana em Porto Alegre e cidades próximas. A propósito a temperatura mais alta de março até agora na Capital foi registrada ontem com 34,1°C e hoje fez 33,8°C.

Leia tambémVem mudança do tempo com chuva nas próximas horas

Nos próximos dias a projeção dos modelos indica uma sequencia de dias com marcas ao redor e acima de 35°C na região metropolitana configurando uma onda de calor. A máxima já alcança os 35°C nesta quinta-feira na Capital com projeção de 37°C no vale do Sinos e Taquari. Na sexta esquenta ainda mais com projeção de 36°C em Porto Alegre e máximas de 37 a 38°C nos vales. No sábado o calor as nuvens aparecem e acentuam o abafamento com máximas ao redor de 36°C, porém entre o domingo e a segunda-feira haverá um novo pico de calor e a temperatura fica muito alta com intensa sensação de calor  e desconforto. Neste período a tendência é de máximas ao redor de 37 a 39°C na região metropolitana e nos vales. Em alguns pontos não seria surpresa ter máximas acima de 39°C. Na Serra gaúcha o período será de forte abafamento com máximas ao redor de 28°C  a 30°C, com perspectiva de marcas ainda mais alta entre a segunda e a terça-feira (20 e 21 de março) podendo alcançar 32°C.

Amanhecer desta quarta em Lajeado, Vale do Taquari. Foto de Ageu Kehrwald

No Litoral Norte o vento “Nordestão” estará muito presente até meados da próxima semana com previsão de um período  de tempo seco com amplas aberturas de sol e calor. Será um período muito proveitoso nas praias gaúchas com potencial de água mais quente que o normal e também mais cristalinas. A temperatura máxima irá oscilar entre 31 e 33°C até meados da próxima semana.

Leia tambémCorredor polar aberto trará uma massa de ar frio atrás da outra

Há quase um consenso por parte dos modelos matemáticos analisados pela equipe da MetSul que o calor em Porto Alegre e região só deverá ceder ao redor do dia 22  março com a passagem de uma instabilidade e a mudança na direção do vento. Portanto, o calor seguirá intenso e é provável que o mês termine com temperatura bem acima da média na região.