Anúncios

Fim de tarde deste sábado quente em Porto Alegre | ROSINARA FERREIRA

O Rio Grande do Sul teve um sábado com cara de fim de março e começo de abril em pleno fim de junho, época do ano em que é pouco comum fazer calor. A temperatura no estado passou dos 30ºC em dia de temperatura muito acima da média histórica do mês de junho.

Na rede do Instituto Nacional de Meteorologia, as maiores máximas hoje foram de 29,1ºC em Campo Bom, 28,7ºC em Rio Pardo, 28,5ºC em Santa Maria, 28,3ºC em Teutônia, Uruguaiana e São Luiz Gonzaga. Em Porto Alegre, no Jardim Botânico, a temperatura subiu a 27,7ºC.


Na rede de estações automáticas particulares e da Secretaria da Agricultura, as máximas deste sábado atingiram 31,2ºC em Parobé, 30,7ºC em Venâncio Aires, 30,6ºC em Colinas, 30,4ºC em Estrela, 30,1ºC em Porto Xavier, 30,0ºC em Três Coroas, 29,9ºC em Lajeado e Teutônia, 29,5ºC em Santa Cruz do Sul, 28,9ºC em Porto Vera Cruz e São Borja, 28,6ºC em Santa Rosa e 28,3ºC em Restinga Seca.

O que provoca o calor? Uma grande massa de ar quente cobre no momento as latitudes médias da América do Sul com temperatura muito alta para o mês de junho no Centro e no Nordeste da Argentina, Uruguai, Paraguai e o Sul do Brasil.


Uma corrente de jato em baixos níveis que se origina na Bolívia e no Centro-Oeste do Brasil traz o ar quente para as latitudes médias do continente. O jato é um corredor de vento mais forte a cerca de 1.500 metros de altitude que traz ar tropical quando atua de Norte para o Sul.

Jato de baixos níveis traz ar quente para o Rio Grande do Sul | METSUL

O calor continua? Sim, por mais alguns dias. A tendência é de temperatura alta e muito acima do que é normal para esta época do ano até terça-feira. A previsão é que, inclusive, aumente. A tarde da segunda deve ser muito quente com máximas em algumas cidades de 30ºC a 32ºC.

Quando volta o frio normal do fim de junho? A MetSul Meteorologia antecipa a passagem de uma frente fria com chuva pelo Rio Grande do Sul entre quarta e quinta-feira com chuva e queda de temperatura. No final da quarta, depois de um começo de dia quente, o frio vai estar de volta e o amanhecer da quinta terá mínimas de inverno.

Anúncios