Anúncios

Uruguaiana (foto) completa uma semana com temperatura muito alta | BETO CHIARELLI/ARQUIVO

O Oeste do Rio Grande do Sul vai completar nesta quarta-feira uma semana com calor excessivo. Desde o começo de fevereiro, a temperatura máxima à tarde tem estado todos os dias entre 35ºC e 40ºC com registros em algumas tardes de marcas tão elevadas quanto 38ºC e 39ºC. Uruguaiana e Quaraí são as cidades com estações meteorológicas que mais têm registrado calor muito intenso.

Segundo os dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima em Quaraí atingiu 36,1ºC no dia 1º; 37,7ºC no dia 2; 39,8ºC no dia 3; 39,1ºC no dia 4; 37,2ºC no dia 5; e 39,0ºC hoje. Já em Uruguaiana as máximas foram de 35,6ºC no dia 1º; 36,2ºC no dia 2; 38,3ºC no dia 3; 39,4ºC no dia 4; 36,4ºC no dia 5; e 37,7ºC nesta terça.


O calor mais intenso no Oeste do estado se explica pela proximidade com o centro de grande massa de ar seco e quente que atua há duas semanas e hoje trouxe o 13º dia seguido com máximas iguais ou acima de 40ºC na Argentina. No sábado, os termômetros chegaram a marcar 45,7ºC em Santiago del Estero, no Norte argentino.

Esta terça-feira na cidade de Buenos Aires foi sufocante. A sensação térmica no Observatório Centro da capital argentina chegou a 42,8ºC às 14h antes da chegada da chuva no meio da tarde que trouxe alívio e derrubou a sensação para agradáveis 25ºC.


A quarta-feira no Rio Grande do Sul será marcada por sol e nuvens, mas com momentos de maior nebulosidade em parte do dia em algumas áreas. Não se pode afastar o registro de chuva bastante isolada e passageira típica de verão à tarde na Metade Norte, em áreas como o Noroeste e o Alto Uruguai.

A massa de ar quente persiste sobre o estado e traz outro dia de temperatura elevada em quase todo o estado. Novamente, as temperaturas mais altas ocorrem no Oeste, entre Quaraí e Uruguaiana, atingindo entre 37ºC e 39ºC, mas o calor aumenta nesta quarta na Grande Porto Alegre e nos vales com máximas de 33ºC a 35ºC em diversas cidades.

A MetSul Meteorologia reitera o aviso que o calor vai ganhar muita força no Rio Grande do Sul nesta segunda metade da semana com os valores mais extremos de temperatura na sexta e no fim de semana, quando as máximas no estado devem ficar perto ou acima de 40ºC em grande número de cidades, inclusive em Porto Alegre e região metropolitana.

Se não bastasse as tardes escaldantes, as noites e madrugadas serão muito quentes no fim de semana e na segunda-feira com mínimas elevadas. Haverá cidades com marcas perto de 30ºC em pleno meio da noite de domingo para a segunda-feira, tal a intensidade do calor que se antecipa.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios