Fernando Oliveira

Quem vive no Rio Grande do Sul, dependendo de onde estiver, enfrentará condições do tempo típicas de diferentes estações no Estado hoje. A temperatura pouco sobe no Sul gaúcho, mas no Norte e no Noroeste do Estado será um dia de castigar pelo calor que irá atingir marcas extremas perto de 40ºC e até acima em alguns pontos. Um dia de muito difícil previsão do tempo no Rio Grande do Sul tal a variabilidade e complexidade do quadro, enormes, do tempo de um ponto para outro. 

O sol aparece com nuvens na Metade Norte gaúcha hoje, onde o dia será excepcionalmente quente com marcas poucas vezes ou jamais vistas no começo de outubro nestas áreas. No Sul, muitas nuvens com chuva que será localmente intensa com raios e granizo isolado de variado tamanho. Na área de entorno da Lagoa dos Patos haverá nuvens e instabilidade isolada, o que explica Porto Alegre não aquecer tanto hoje como outras cidades mais a Oeste e ao Norte. Na faixa central do Estado e no Oeste, alternância de sol, nuvens e chuva. Da tarde para a noite, o calor pode trazer chuva e tempestades isoladas fortes a severas de vento e granizo em diferentes regiões.


Ontem, os termômetros indicaram 38,6ºC em Santa Rosa e hoje aquece ainda mais. A MetSul Meteorologia prevê 37ºC a 39ºC nas Missões e no Alto Jacuí (São Luiz Gonzaga, Cruz Alta e Ijuí), 35ºC a 37ºC no Planalto Médio (Passo Fundo, Soledade, Carazinho), 33ºC a 35ºC na Serra (Caxias do Sul) com máximas mais altas em vales. Como vem destacando a MetSul, o calor extremo não atinge todo o Rio Grande do Sul e cidade do Sul e do Leste do Estado escapam da canícula por nuvens e instabilidade, mas faz calor na região metropolitana com máximas que podem chegar aos 30ºC.

O quanto vai esquentar hoje na Grande Porto Alegre estará muito condicionado à nebulosidade. A Capital e região metropolitana estarão exatamente na divisa entre as regiões com e sem chuva, por isso há chance de instabilidade na região com chuva e trovoadas em alguns pontos com intervalos de melhoria. Temporal isolado não é afastado.  O vento sopra com rajadas, sobretudo no Vale do Sinos.

No Sul gaúcho, ao contrário, haverá chuva e temporais isolados de granizo que em alguns pontos pode ser de médio a grande tamanho. Com isso, a temperatura não sobe muito e, no geral, ficam abaixo dos 25ºC com marcas de até 20ºC no Extremo Sul. Um enorme contraste para o que se estará registrando mais ao Norte no mesmo estado.