O calor, como previsto, foi o grande protagonista do tempo no Rio Grande do Sul no dia de hoje com máximas acima de 30ºC generalizadas. Grande massa de ar seco e quente foi responsável pelo dia quente. Na Argentina, Córdoba teve o dia mais quente já anotado em novembro com máxima de 43ºC em seu observatório.
Várias cidades do Centro e o Nordeste da Argentina passaram dos 40ºC. Às 15h, segundo dados do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina, a temperatura era de 43,8ºC em Tartagal (Salta) e Santiago del Estero (Santiago del Estero); 43,7ºC em Orán (Salta); 43,1ºC em Las Lomitas (Formosa); 42,6ºC em Ceres (Santa Fé); 41,5ºC em Presidencia Roque Saenz Peña (Chaco) e Chilecito (La Rioja); e 40,5ºC em Pilar (Córdoba).
No Rio Grande do Sul, as máximas desta terça na rede do Instituto Nacional de Meteorologia foram de 35,6ºC em Teutônia; 35,5ºC em São Luiz Gonzaga e Tupanciretã; 35,4ºC em Alegrete e São Vicente do Sul; 34,7ºC em Santa Rosa; 34,5ºC em Santiago. Ibirubá e Santo Augusto; e 34,4ºC em Campo Bom e São Borja.
Já as estações automática particulares apontaram 37,4ºC em Lajeado, 37,3ºC em Teutônia; 37,0ºC em Colinas; 36,8ºC em Porto Xavier; 36,7ºC em São Francisco de Assis, Porto Vera Cruz e em Santa Rosa; 36,1ºC em Bossoroca; 35,6ºC em Santo Ângelo; e 35,3ºC em Westfália.
O ar muito seco contribuiu para o acentuadamente aquecimento. A atmosfera seca fez com que o céu estivesse claro em todo o Rio Grande do Sul na maior parte do dia de ontem, o que não é comum. Não se observava uma nuvem sequer sobre o estado na imagem de satélite do meio-dia da terça-feira.
Com a atmosfera muito seca, os valores de umidade relativa do ar foram muito baixos durante a tarde e caíram a somente 14% em Serafina Corrêa, 15% em Bento Gonçalves, 17% em Passo Fundo, 19% em Lagoa Vermelha, e 20% em Palmeira das Missões e Cambará do Sul.
Em Porto Alegre, que teve um dia de céu azul e sem nuvens, a temperatura variava entre 31ºC e 32ºC na maior parte da cidade durante a tarde. Na estação oficial do Jardim Botânico foi apenas o quarto dia nesta primavera em que a temperatura conseguiu romper a marca dos 30ºC. Antes na estação, os únicos registros acima de 30ºC tinham sido em 11/9 (34,1ºC); 17/9 (35,6ºC); e 29/10 (31,7ºC).
O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul mais uma vez nesta quarta-feira, entretanto, diferentemente de hoje, quando o céu esteve claro, nuvens ingressam no estado. Há, inclusive, chance de chuva isolada em pontos do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho. Já não se descarta chuva de manhã em setores próximos da fronteira com o Uruguai.
Massa de ar quente persiste sobre o estado e traz outro dia de calor. Com maior umidade, espera-se sensação de tempo abafado em diversas localidades. As maiores máximas devem se dar na Metade Norte gaúcha. Porto Alegre deve ter 32ºC e Caxias do Sul até 30ºC a 31ºC. Passo Fundo deve anotar 32ºC enquanto o Noroeste voltará a passar de 35ºC.