Anúncios

Calor ganha força em Porto Alegre (foto) nestes primeiros dias do verão e tarde do dia 24 será muito quente na capital e cidades da região metropolitana | FERNANDO OLIVEIRA

O verão começou nesta quarta-feira às 18h48 e os primeiros dias da nova estação vão ter uma forte intensificação do calor no Rio Grande do Sul com máximas muito elevadas no período da tarde. A influência do centro de alta pressão associado a uma massa de ar frio oceânica, o que vem trazendo vento há dias, deverá gradualmente diminuir e o ar quente vai avançar com um expressivo aquecimento mais a Leste do território gaúcho.

O calor mais forte, até o momento, está mais limitado ao Oeste gaúcho. A tarde da quarta teve máximas oficiais de 36,0ºC em São Borja, 35,8ºC em Uruguaiana, 35,3ºC em Quaraí, 35,2ºC em São Luiz Gonzaga, 34,6ºC em Alegrete e 34,4ºC em Santiago. Já estações particulares acusaram máximas igualmente na casa de 36ºC em São Borja e algumas cidades do Noroeste gaúcho.


Ar muito quente avança do Norte e do Nordeste da Argentina para o Rio Grande do Sul. De acordo com dados do Serviço Meteorológico Nacional (SMN), da Argentina, cidades do Norte do país vizinho tiveram mais de 40ºC na tarde da quarta-feira. Os termômetros indicaram 42,5ºC em Rivadavia, 41,6ºC em Santiago del Estero, e 40,0ºC em Las Lomitas e Orán.

A quinta-feira terá a presença do sol em todo o Rio Grande do Sul e com períodos de céu claro em diversas regiões. Nuvens até aparecem no estado, como no Leste gaúcho no começo do dia e em outras áreas da tarde para a noite. No geral, contudo, o tempo estará muito aberto e ensolarado.


A escassa nebulosidade favorece uma madrugada agradável, mas aquece acentuadamente durante a manhã e a tarde tem calor na maioria das cidades. O aquecimento será mais expressivo na Metade Oeste com máximas perto ou acima de 35ºC na maioria das cidades. O calor mais intenso se dará na área de Uruguaiana e arredores com máximas de 35ºC a 37ºC. Na Grande Porto Alegre, máximas de até 32ºC a 33ºC.

Na sexta-feira, o calor aumenta de forma generalizada no Rio Grande do Sul e as máximas se elevam muito mais a Leste do estado. A Fronteira Oeste e o Noroeste devem ter máximas entre 37ºC e 39ºC. Na região dos vales, as máximas tendem a atingir valores ao redor dos 35ºC. Porto Alegre deve ir a 33ºC. O sol predomina no estado com tempo aberto, mas até o fim do dia pode chover com risco de temporal em pontos mais a Oeste.

No sábado, a nebulosidade aumenta mais a Oeste e no Sul do estado enquanto nas demais regiões o sol vai predominar. Por isso, no Oeste, na região de Uruguaiana, aquece muito menos que nos dias anteriores. Por sua vez, no Noroeste segue muito quente. Nos vales e na Grande Porto Alegre, a temperatura se eleva acentuadamente com máximas de até 38ºC e quiçá 39ºC em alguns pontos. Na capital, máximas em torno de 36ºC.

Os mapas a seguir mostram a projeção de temperatura no Sul do Brasil para as tardes desta quinta, da sexta e do sábado a partir do modelo alemão Icon em que se percebe como o maior aquecimento se dá inicialmente pelo Oeste e no final da semana será mais pronunciado nos vales e na Grande Porto Alegre.

No começo da semana que vem, entre domingo e segunda, uma frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul com aumento de nebulosidade e chuva, mas o domingo ainda vai ser quente e abafado em diversas regiões, notadamente na Metade Norte. Com o calor e o deslocamento da frente, a chuva deve atingir partes do Rio Grande do Sul no domingo, mais da tarde para a noite.

Anúncios