A MetSul Meteorologia alerta que o calor vai ganhar muita força neste fim de semana no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil com máximas perto e acima de 40ºC em muitas cidades das duas regiões e marcas extremas em algumas localidades. O calor já é forte neste sábado, mas deve aumentar ainda mais neste domingo.
Uma massa de ar quente que atua sobre o Centro do Brasil vai se intensificar ao longo deste fim de semana e será responsável pelas temperaturas extremamente altas que são previstas para os estados do Centro-Oeste e do Sudeste.
O estado de São Paulo terá um sábado com máximas acima de 35ºC na maior parte de seus municípios. No Noroeste e no Norte paulista, as máximas ficam perto de 40ºC em alguns pontos e podem atingir até 40ºC em algumas cidades. Na cidade de São Paulo, os termômetros podem indicar até 35ºC neste sábado.
São Paulo terá ainda mais calor neste domingo. Muitas cidades do Centro para o Oeste e o Norte do interior paulista terão máximas à tarde perto e acima de 40ºC. Pontos do litoral também podem bater 40ºC.
Na capital paulista, o domingo deve ser de calor muito intenso com máximas de até 37ºC ou mais, o que pode fazer deste domingo o dia mais quente já registrado na cidade. O recorde de máxima para novembro na cidade de São Paulo é de 36,1ºC.
O Rio de Janeiro vai ter um fim de semana escaldante. As temperaturas máximas na cidade do Rio tendem a alcançar até 38ºC neste sábado e mais de 40ºC neste domingo, não se descartando marcas tão altas quanto 41ºC a 42ºC em pontos do Grande Rio na tarde do domingo.
Muito calor também em Minas Gerais. A temperatura passará de 35ºC em muitos locais do estado com marcas perto e acima de 40ºC no Noroeste do estado e no Triângulo Mineiro. Belo Horizonte e sua área metropolitana podem anotar 33ºC a 35ºC neste sábado e 35ºC a 37ºC no domingo.
No Centro-Oeste, máximas acima de 40ºC hoje e, principalmente, amanhã em diversos pontos do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Cuiabá deve ter máximas de 40ºC a 42ºC nos dois dias. Campo Grande enfrentará calor muito intenso com máximas de 37ºC a 39ºC.
O pior do calor no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil, entretanto, é esperado ao longo da próxima semana com marcas extremas. A MetSul vem alertando para marcas que serão extraordinariamente altas e recordes absolutos de temperatura em um grande número de cidades.
Como consultar os mapas
Todos os mapas da MetSul neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas. A plataforma oferece ainda mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.