Frente fria avançava pelo Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul na madrugada e manhã deste sábado com chuva volumosa e acumulados perto de 100 mm em algumas cidades. A frente antes trouxe chuva intensa e tempestades isolados em cidades do Uruguai e do Centro da Argentina.
Os acumulados de chuva no Rio Grande do Sul em apenas 12 horas até o meio-dia deste sábado atingiam 85 mm em Jaguarão e Arroio Grande, 56 mm em Canguçu e 55 mm em Pelotas. Muitas estações do Sul gaúcho anotaram entre 30 mm e 50 mm apenas entre a madrugada e a manhã de hoje.
A tendência é que a frente fria siga se deslocando lentamente para Norte ao longo das próximas horas, o que vai levar chuva a muitos pontos da Metade Norte gaúcha entre a tarde e a noite deste sábado. Alguns pontos, mais ao Noroeste e ao Norte gaúcho, podem ter chuva apenas amanhã.
Com o deslocamento da instabilidade, a chuva atinge Porto Alegre na segunda metade deste sábado e com rajadas de vento no momento inicial. A temperatura declina, mas continua abafado na capital gaúcha.
Antes da instabilidade, a temperatura está muito alta na Metade Norte gaúcha com calor intenso no Noroeste e no Norte do estado. No final da manhã, antes mesmo do meio-dia, já havia cidade dos vales e do Noroeste do estado com temperatura de 36ºC a 37ºC, casos de Lajeado, Taquara, Teutônia e Porto Xavier. Ao meio-dia fazia 38ºC em Três Coroas enquanto em Porto Alegre a temperatura era de 28ºC.
Com o calorão, a chuva pode chegar com força e risco de vento forte em pontos isolados de diferentes cidades na segunda metade deste sábado. Adverte-se que há risco de tempestades localmente severas com granizo e vendavais. O risco de vento forte é maior em cidades em que a temperatura está muito alta.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.