Anúncios

Calor intenso trouxe chuva muito isolada de verão neste sábado no interior gaúcho | IARA PUNTEL

O calor ganhou força, como esperado, e atingiu marcas perto de 40ºC no Rio Grande do Sul neste sábado, no dia mais quente da onda de calor no estado desde que teve início. A MetSul Meteorologia alerta que o calor prossegue e virá acompanhado de pancadas de chuva e ocasionais temporais isolados.

De acordo com dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, neste sábado as máximas mais altas foram registradas no Oeste do estado com registros de 39,8ºC em Quaraí; 38,3ºC em Uruguaiana; 37,3ºC em Alegrete; 37,1ºC em São Luiz Gonzaga; e 36,5ºC em São Borja.


O calor foi forte também em cidades do Centro, Grande Porto Alegre e dos vales, embora com máximas menores que no Oeste. As estações oficiais indicaram máximas de 36,2ºC em Santa Maria; 36,1ºC em Campo Bom; e 36,0ºC em Rio Pardo. Em Porto Alegre, a máxima no Jardim Botânico chegou a 35ºC.

O Rio Grande do Sul está sob efeito de uma grande massa de ar seco e quente que cobre a Argentina com domo de calor no país vizinho, o que fazia hoje com que a temperatura em várias províncias argentinas superasse 40ºC outra vez. Foi o décimo dia seguido de máximas na casa de 40ºC na Argentina.


O sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul neste domingo, mas a cobertura de nebulosidade aumenta no decorrer do dia em todas as regiões do estado. Faz muito calor novamente com máxima elevadas no Oeste, no Centro, vales e na Grande Porto Alegre. As máximas em várias cidades voltam a ficar ao redor e acima de 35ºC.

O forte aquecimento forma nuvens com maior desenvolvimento vertical que trazem chuva isolada de verão da tarde para a noite em várias regiões do estado. Não se afasta instabilidade na Grande Porto Alegre.

O calor já provocou chuva muito localizada neste sábado no interior do Rio Grande do Sul, entretanto neste domingo a tendência é que a chuva alcance um maior número de pontos, embora ainda irregular na distribuição. Muito isoladamente, a chuva pode ser forte e com risco de temporal, uma vez que temperatura estará muito alta.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios