Anúncios

O Rio Grande do Sul teve um dia com cara de verão em algumas cidades em pleno auge do inverno nesta segunda-feira com máximas que ultrapassaram os 30ºC e ficaram próximas das médias máximas de meses de verão no final de junho.

A temperatura alta é uma má notícia para o comércio que espera nesta época do ano vender a sua coleção de vestuário de inverno assim como produtos relacionados ao frio como aquecedores, mas há meses a MetSul vinha alertando que a estação neste ano teria mais dias quentes do que o normal.

Temperatura muito alta nesta época do ano é muito menos comum por conta da posição solar e o número de horas de sol. Porto Alegre, por exemplo, teve o nascer do sol às 7h21 e o pôr do sol se deu às 17h34.

Em 22 de dezembro, dia que marcará o começo do verão de 2024, o nascer do sol em Porto Alegre se dará às 5h20, duas horas mais cedo que agora, enquanto o ocaso ocorrerá às 19h25, logo quase duas horas mais tarde que no momento.

O calor fora de época é consequência de uma massa de ar muito quente que cobre as latitudes médias do continente há dias, trazendo temperatura muito acima do normal para esta época do ano no Centro e no Nordeste da Argentina, no Uruguai, Paraguai e o Sul do Brasil.

Uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, uma espécie de corredor de vento ao redor de 1.500 metros de altitude, transporta ar quente da Bolívia e do Centro-Oeste do Brasil para o Rio Grande do Sul.

De acordo com dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, a tarde desta segunda-feira teve máximas de 30,6ºC em Campo Bom, 29,7ºC em Santa Maria, 29,6ºC em Rio Pardo, 28,7ºC em Porto Alegre e 28,6ºC em Camaquã.

Fim de tarde desta segunda-feira em Porto Alegre após máxima que passou dos 28ºC na cidade em pleno fim de junho | ROSINARA FERREIRA

Tarde de calor fora de época terminou com tempo muito aberto nesta segunda-feira em Porto Alegre | ROSINARA FERREIRA

Porto-alegrense desfrutou o fim de tarde de temperatura alta e tempo firme no auge do inverno na orla do Guaíba | FERNANDO OLIVEIRA

Estações automáticas particulares, por sua vez, acusaram máximas nesta segunda de 32,2ºC em Parobé, 31,4ºC em Vera Cruz, 30,8ºC em Santa Cruz do Sul, 30,5ºC em Taquara e Três Coroas, 30,4ºC em Colinas, 30,3ºC em Venâncio Aires, 30,2ºC em Teutônia e 30,1ºC em Porto Xavier.

O calor prossegue.  O sol aparece em quase todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira, embora a presença de nuvens esparsas na maioria das áreas do estado. Maior nebulosidade no Sul gaúcho, onde pode chover em diferentes pontos. Há risco de chuva localmente forte nas áreas de Santa Vitória do Palmar e do Chuí, com possíveis trovoadas.

Nas demais áreas do estado, com o predomínio do sol, a manutenção da massa de ar quente traz outro dia de temperatura muito alta para esta época do ano. As máximas voltam a ficar perto ou acima de 30ºC em várias cidades, sobretudo da Grande Porto Alegre e dos vales. Porto Alegre deve ter entre 27ºC e 28ºC enquanto no Vale do Sinos pode fazer entre 29ºC e 30ºC.

O calor chega ao fim na quarta-feira. Será quando frente fria trará chuva e a virada do vento para Sul com rajadas, proporcionando queda acentuada da temperatura. A massa de ar frio que acompanha a frente não é de forte intensidade, mas será responsável por madrugadas frias na quinta e na sexta no Rio Grande do Sul.