Uma colossal frente polar vinda do Ártico com ar congelante que se origina na Sibéria começa a avançar pelos Estados Unidos e produz queda de temperatura com velocidade espantosa e jamais vistas em alguns lugares. Não há congelamento quase que instantâneo como no filme de ficção “O Dia Depois de Amanhã” (The Day After Tomorrow), de 2004, mas a rapidez com que o ar está se resfriando impressiona os meteorologistas.
O escritório do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos em Cheyenne, estado do Wyoming, informou que a queda de temperatura foi recorde em tão curto intervalo. Entre 1h05 e 1h35 desta quarta, hora local, a temperatura caiu de 6,1ºC positivos para 16,1ºC abaixo de zero em apenas meia hora. Uma queda de 40º Fahrenheit ou 20º Celsius em 30 minutos. Isso quebrou o recorde anterior de queda de 37º Fahrenheit em uma hora.
The cold front has arrived in Cheyenne and it is already a record-breaker! From 1:05 to 1:35, the temperature plunged from 43 to 3 degrees, a FOURTY-DEGREE drop in just 30 minutes! This shatters our previous 1-hour temp drop record of 37 degrees, and we are still dropping! #wywx pic.twitter.com/twQcNgy9qx
— NWS Cheyenne (@NWSCheyenne) December 21, 2022
A queda na cidade de 43ºF (6,1ºC) para 11ºF (-11,6ºC) se deu em apenas nove minutos para o espanto dos meteorologistas monitorando a chegada da frente polar, um congelamento quase súbito que seria difícil de acreditar não estivesse corroborado por muitos dados de observação e modelagem numérica. A incrível rapidez do resfriamento para marcas muito congelantes é descrita como “insanidade”.
This is an insane temperature drop, and broke a record for biggest drop in 1 hr in Cheyenne, Wyo. https://t.co/SN5eukUSI0
— Andrew Freedman (@afreedma) December 21, 2022
No mesmo estado do Wyomng, uma estação meteorológica registrou uma queda de 20ºF ou 10ºC em apenas dois minutos entre 10h32 e 10h34, hora local, conforme meteorologistas dos Estados Unidos. Em Montana, situação semelhante, com resfriamento de 13ºC em apenas três minutos.
A weather station in Wyoming has recorded a 20°F temperature drop in 2 minutes from 10:32 to 10:34 AM this morning.
Link: https://t.co/w3mnpHXQTl
A powerful surge of Arctic air is now overtaking the central U.S. #wywx pic.twitter.com/dfnHeHg7Q8
— Edgar McGregor (@edgarrmcgregor) December 21, 2022
Ladies and Gents…temps just dropped 26°F in 3 MINUTES in Dillion, Montana. #ArcticBlast coming in hot (ahem, I mean cold) #Denver 🥶 @CNN pic.twitter.com/rQsbNftJBT
— Derek Van Dam (@VanDamCNN) December 21, 2022
O cenário incomum de brutal resfriamento relâmpago já era antecipado pelos meteorologistas norte-americanos com base nas projeções dos modelos numéricos. Ontem, os meteorologistas descreviam o cenário como “incrível” e “para os arquivos”.
This is one of the more incredible combinations of winds + cold temperatures that I've witnessed, especially along the front range. Look at the gradient associated with the initial frontal push and how quickly the bottom falls out. That's an example for the archives. pic.twitter.com/HVtbWBvzQz
— Taylor Trogdon (@TTrogdon) December 20, 2022
Mais de 150 milhões de pessoas nos Estados Unidos estão na iminência de onda polar de intensidade absurdamente forte com um ciclone bomba poderosíssimo sobre o continente que deve provocar vento muito intenso, nevascas de enorme força com condições extremamente perigosas e de alto risco de vida. São esperadas mínimas de até -40ºC e valores de sensação térmica de -60ºC.
A massa de ar polar não será apenas extraordinariamente forte como terá grande abrangência. Vai chegar à costa do Golfo e ao Norte do Caribe. Além disso, um ciclone “bomba” (que se aprofunda ao menos 24 hPa em 24 horas) atingirá as Planícies Centrais e os Grandes Lagos. A previsão é que os ventos fortes acima de 100 km/h e a neve pesada com enormes taxas de acumulação tragam nevasca generalizada que paralisarão cidades pequenas a metrópoles.
O ciclone vai coincidir com um dos períodos de maior movimento em estradas e aeroportos. A baixa pressão do ciclone é extraordinária. E ocorrerá ao lado de alta pressão igualmente impressionante. O gradiente (diferença) de pressão na América do Norte será notável com alta pressão do Ártico de quase 1070 hPa em Montana e baixa pressão de 960 hPa nos Grandes Lagos, o que deve atingir recordes.
O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) afirma que o frio será descomunal: “Todas as indicações são de o Natal mais frio desde meados os anos 90 e um dos cinco mais frios já registrados”. O NWS em Minneapolis descreve o evento de frio como “o máximo da escala de alto risco para a vida humana”. Já o escritório em Buffalo afirma que será tempestade de inverno “única em uma geração”.
Brace yourself.
One of the most brutal Arctic cold outbreaks on record is gathering momentum and moving through North America right now.
Wind chills are hitting extremely dangerous levels of -70°F (-57°C) in Wyoming. pic.twitter.com/tqC2lZJqAl
— Scott Duncan (@ScottDuncanWX) December 21, 2022
Os avisos dos meteorologistas se sucedem nas redes sociais. Scott Duncan advertiu sobre o frio extraordinário que vai tomar conta dos Estados Unidos. “Prepare-se. Um dos mais brutais episódios de frio do Ártico já registrados está ganhando força e se movendo pela América do Norte agora”, escreveu. “A sensação está atingindo níveis extremamente perigosos de -70°F ou -57°C em Wyoming”, completou.
MUNDO | "É agora ou nunca, pessoal. Você tem cerca de 36h para se preparar para o frio perigoso que nos atingirá como uma tonelada de tijolos. Não podemos enfatizar o suficiente. Vidas podem estar em perigo. POR FAVOR, certifique-se que seus familiares e pets estejam preparados". https://t.co/PextagFLup
— MetSul.com (@metsul) December 21, 2022
Hoje, o escritório de Birmigham, no estado do Alabama, fez um alerta dramático ao público sobre o perigo do frio. “É agora ou nunca, pessoal. Você tem cerca de 36h para se preparar para o frio perigoso que nos atingirá como uma tonelada de tijolos. Não podemos enfatizar o suficiente. Vidas podem estar em perigo. Por favor, certifique-se que seus familiares e pets estejam preparados”.