Anúncios

SPENCER PLATT/GETTY IMAGES NORTH AMERICA /AFP/METSUL METEOROLOGIA/ARQUIVO

Uma colossal frente polar vinda do Ártico com ar congelante que se origina na Sibéria começa a avançar pelos Estados Unidos e produz queda de temperatura com velocidade espantosa e jamais vistas em alguns lugares. Não há congelamento quase que instantâneo como no filme de ficção “O Dia Depois de Amanhã” (The Day After Tomorrow), de 2004, mas a rapidez com que o ar está se resfriando impressiona os meteorologistas.

O escritório do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos em Cheyenne, estado do Wyoming, informou que a queda de temperatura foi recorde em tão curto intervalo. Entre 1h05 e 1h35 desta quarta, hora local, a temperatura caiu de 6,1ºC positivos para 16,1ºC abaixo de zero em apenas meia hora. Uma queda de 40º Fahrenheit ou 20º Celsius em 30 minutos. Isso quebrou o recorde anterior de queda de 37º Fahrenheit em uma hora.

A queda na cidade de 43ºF (6,1ºC) para 11ºF (-11,6ºC) se deu em apenas nove minutos para o espanto dos meteorologistas monitorando a chegada da frente polar, um congelamento quase súbito que seria difícil de acreditar não estivesse corroborado por muitos dados de observação e modelagem numérica. A incrível rapidez do resfriamento para marcas muito congelantes é descrita como “insanidade”.

No mesmo estado do Wyomng, uma estação meteorológica registrou uma queda de 20ºF ou 10ºC em apenas dois minutos entre 10h32 e 10h34, hora local, conforme meteorologistas dos Estados Unidos. Em Montana, situação semelhante, com resfriamento de 13ºC em apenas três minutos.

O cenário incomum de brutal resfriamento relâmpago já era antecipado pelos meteorologistas norte-americanos com base nas projeções dos modelos numéricos. Ontem, os meteorologistas descreviam o cenário como “incrível” e “para os arquivos”.

Mais de 150 milhões de pessoas nos Estados Unidos estão na iminência de onda polar de intensidade absurdamente forte com um ciclone bomba poderosíssimo sobre o continente que deve provocar vento muito intenso, nevascas de enorme força com condições extremamente perigosas e de alto risco de vida. São esperadas mínimas de até -40ºC e valores de sensação térmica de -60ºC.

A massa de ar polar não será apenas extraordinariamente forte como terá grande abrangência. Vai chegar à costa do Golfo e ao Norte do Caribe. Além disso, um ciclone “bomba” (que se aprofunda ao menos 24 hPa em 24 horas) atingirá as Planícies Centrais e os Grandes Lagos. A previsão é que os ventos fortes acima de 100 km/h e a neve pesada com enormes taxas de acumulação tragam nevasca generalizada que paralisarão cidades pequenas a metrópoles.

O ciclone vai coincidir com um dos períodos de maior movimento em estradas e aeroportos. A baixa pressão do ciclone é extraordinária. E ocorrerá ao lado de alta pressão igualmente impressionante. O gradiente (diferença) de pressão na América do Norte será notável com alta pressão do Ártico de quase 1070 hPa em Montana e baixa pressão de 960 hPa nos Grandes Lagos, o que deve atingir recordes.

O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) afirma que o frio será descomunal: “Todas as indicações são de o Natal mais frio desde meados os anos 90 e um dos cinco mais frios já registrados”. O NWS em Minneapolis descreve o evento de frio como “o máximo da escala de alto risco para a vida humana”. Já o escritório em Buffalo afirma que será tempestade de inverno “única em uma geração”.

Os avisos dos meteorologistas se sucedem nas redes sociais. Scott Duncan advertiu sobre o frio extraordinário que vai tomar conta dos Estados Unidos. “Prepare-se. Um dos mais brutais episódios de frio do Ártico já registrados está ganhando força e se movendo pela América do Norte agora”, escreveu. “A sensação está atingindo níveis extremamente perigosos de -70°F ou -57°C em Wyoming”, completou.

Hoje, o escritório de Birmigham, no estado do Alabama, fez um alerta dramático ao público sobre o perigo do frio. “É agora ou nunca, pessoal. Você tem cerca de 36h para se preparar para o frio perigoso que nos atingirá como uma tonelada de tijolos. Não podemos enfatizar o suficiente. Vidas podem estar em perigo. Por favor, certifique-se que seus familiares e pets estejam preparados”.