Anúncios

Calor chega ao fim e temperatura terá acentuada queda hoje com a chegada de uma frente fria. Dia que começa ainda quente em algumas cidades terminará com frio. | ALEX ROCHA/PMPA

Quem sair cedo para o trabalho nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul enfrentará temperatura muito diferente ao voltar para casa no fim da tarde e à noite. Isso porque uma frente fria vai mudar o tempo no estado hoje, colocando fim ao período de calor fora de época e trazendo uma queda acentuada da temperatura.

NOAA/METSUL

Imagem de satélite do final da madrugada de hoje mostrava a frente fria trazendo aumento de nuvens e chuva no Oeste e no Sul gaúcho. A instabilidade era maior no Sul gaúcho. Na área da reserva ecológica do Taim, estação registrou 40 mm nas últimas 24 horas. Os pontos vermelhos na imagem de satélite indicavam a ocorrência de raios em alguns pontos.

Esta frente fria será a protagonista no tempo hoje no Rio Grande do Sul. O sistema traz muitas nuvens e chuva já cedo na fronteira com o Uruguai e no Sul gaúcho, avançando para as demais regiões no decorrer do dia.

Chove na maioria das localidades até o fim do dia, mas, no geral, com baixos volumes. Uma vez que o sistema deve enfraquecer ao se deslocar pela Metade Norte, é possível que em alguns locais mais ao Norte do estado sequer chova hoje e o tempo apenas mude com aumento da nebulosidade e queda de temperatura.

O grande destaque do dia, contudo, não será a chuva, mas a temperatura. O Rio Grande do Sul vem de vários dias de calor fora de época. Os termômetros indicaram 31,2ºC em Parobé no sábado. No domingo, a máxima no estado chegou aos 30,7ºC em Torres. Na segunda, Parobé voltou a ter a temperatura máxima do Rio Grande do Sul com 32,2ºC. E, novamente, ontem com 31,2ºC também em Parobé.

Antes da chegada da frente, parte do estado ainda terá horas de sol e nuvens com tempo abafado e vento Norte, especialmente na Metade Norte. Com a chegada da frente, o vento vira para Sul e esfria.

O dia, que começa ainda com temperatura alta em muitas cidades pela influência do ar quente que precede a chegada da frente, terminará com frio na maioria das cidades à noite, quando ocorrem as mínimas desta quarta.

Já de tarde se espera marcas menores que de manhã em várias cidades, mas o frio se sentirá mais à noite. No fim do dia, os termômetros devem indicar até 13ºC a 14ºC em Porto Alegre e na região metropolitana. Em pontos do Sul e da Campanha, a quarta termina com marcas abaixo dos 10ºC.

A massa de ar frio que acompanha esta frente fria não é de forte intensidade, entretanto as madrugadas de amanhã e da sexta no Rio Grande do Sul devem ser frias com marcas abaixo de 10ºC em quase todas as cidades gaúchas e possibilidade de geada em parte do estado.

A área de fronteira com o Uruguai pode ter mínimas de 1ºC a 2ºC em alguns pontos, assim como locais dos Aparados da Serra, logo proporcionando a formação de geada. Porto Alegre deve ter 9ºC no Jardim Botânico amanhã e na sexta, mas em pontos do Sul e do Leste da cidade assim como em algumas cidades da área metropolitana pode fazer 6ºC a 8ºC.