Anúncios

Manhã de domingo de céu azul e temperatura muito agradável levou muita gente à beira-mar a horas da chegada de uma poderosa massa de ar polar | Daniel Caselani

O calorzinho antes da onda de frio. O Rio Grande do Sul teve neste domingo temperatura máxima acima de 30ºC pelo terceiro dia seguido. Os termômetros indicam até 32,3ºC em Parobé  e 30,3ºC em Campo Bom. Muitas cidades do Estado registraram máximas entre 27ºC e 29ºC. Em Novo Hamburgo, por exemplo, o termômetro indicou 29,8ºC.

O domingo de sol e nuvens com temperatura muito alta para esta época do ano, quase 10ºC acima da média máxima de julho, levou muita gente às ruas. No Litoral Norte foi intenso o movimento durante o dia nos calçadões das praias e teve até quem resolvesse se aventurar em um banho de mar, a despeito das águas muito frias na costa durante o período de inverno.


Amanhecer de hoje em Atlântida Sul | Nilson Wolff

Amanhecer de hoje em Atlântida Sul | Nilson Wolff

Amanhecer de hoje em Torres | Sandro Müller

Movimento na beira da praia com o sol e a temperatura agradável deste domingo | Daniel Caselani

Teve quem se aventurasse nas águas frias em pleno inverno | Nilson Wolff

O tempo, contudo, não segue quente na maioria das regiões nesta segunda-feira e a previsão da MetSul Meteorologia é de mudanças. Uma frente fria provoca aumento da nebulosidade e traz chuva no Rio Grande do Sul já no começo do dia para grande parte dos municípios e que será intercalada no decorrer do dia com momentos de melhoria. A instabilidade deve se concentrar principalmente em locais do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho.

Não deve, entretanto, chover em todo o estado gaúcho nesta segunda-feira. Em pontos mais ao Norte (Alto Uruguai) e o Nordeste do Estado (área mais ao Norte dos Aparados e do Litoral) o dia pode ser de sol, nuvens e temperatura alta com a chuva somente chegando em alguns municípios amanhã. Vacaria, por exemplo, pode chegar aos 24ºC enquanto na maior parte das cidades do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho a tarde vai ter menos de 20ºC.

Isso porque na maioria das áreas a temperatura declina com a chuva e o dia será ameno. O ar polar somente chega em quase todo o Rio Grande do Sul no decorrer da terça-feira, quando o ar polar começa a avançar pelo Sul do Brasil.


O ar frio, porém, já começará a ingressar pela região de Uruguaiana e de fronteira com o Uruguai na noite desta segunda com queda de temperatura acentuada. Por isso, as mínimas nestas regiões vão ocorrer no final desta segunda-feira.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios