Anúncios

Chuva avança pelo Sul do Brasil com uma frente fria entre esta segunda e a terça-feira com muito frio na sequência | Alina Souza

Chuva no Centro-Sul do Brasil precede intensa massa de ar polar. Uma frente fria trará instabilidade em estados do Sul e partes do Centro-Oeste do Brasil nesta primeira metade da semana, antes do ingresso de uma erupção de ar muito gelado que vai trazer frio muito forte principalmente na parte meridional do país.

Hoje (25), o sol predomina na maior parte do Rio Grande do Sul, mas com nuvens no decorrer do dia na maioria das regiões. Uma massa de ar quente atua sobre o estado gaúcho com vento do quadrante Norte e traz um dia de temperatura novamente elevada para julho.


O tempo, entretanto, já começa a mudar. Áreas de instabilidade trazem chuva no Sul gaúcho, especialmente nas áreas do Chuí e de Santa Vitória do Palmar, e que pode atingir isoladamente pontos da fronteira com o Uruguai e da Metade Sul.

Na segunda-feira (26), uma frente fria traz chuva no Rio Grande do Sul já no começo do dia para grande parte dos municípios e que será intercalada no decorrer do dia com momentos de melhoria. A instabilidade deve se concentrar principalmente em locais do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho. Em pontos mais ao Norte (Alto Uruguai) e o Nordeste do Estado (área mais ao Norte dos Aparados e do Litoral) o dia pode ser de sol, nuvens e temperatura alta com a chuva somente chegando em alguns municípios na terça.

Na terça-feira (27), o sistema frontal traz chuva no Nordeste e no Norte gaúcho enquanto nas demais regiões o tempo firma com o começo do ingresso de uma poderosa massa de ar polar com vento e queda muito acentuada da temperatura em todas as áreas do estado gaúcho até o final do dia, o que deve se dar com rajadas de vento. A frente fria traz chuva ainda para a maior parte de Santa Catarina e diversos pontos do Paraná.

Entre terça (27) e quarta (28) espera-se chuva a chuva associada à frente fria chegue nos estados de São Paulo e em parte do Mato Grosso do Sul, estendendo-se depois até alguns pontos do Sul de Minas Gerais e ao estado do Rio de Janeiro. A quarta pode ser muito fria e de instabilidade na cidade de São Paulo.

O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana no Centro-Sul do Brasil em que se observa a tendência de chover com a frente fria nos três estados do Sul, em parte do Mato Grosso do Sul e em diversas áreas do Sudeste, notadamente em São Paulo.


No Sul, alguns pontos podem ter entre 30 mm e 50 mm, mas, no geral, os volumes tendem a ser baixos na maior parte das localidades e mesmo escassos em alguns.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A projeção de chuva no mapa é do modelo meteorológico alemão Icon a partir da rodada da 0Z deste domingo. Este e outros modelos de chuva com tendências para dias, semanas e até meses atualizados até quatro vezes por dia podem ser encontrados na seção de mapas do site com acesso exclusivo para assinantes.

Anúncios