Anúncios

NOAA

Um fenômeno conhecido como baixa segregada (cut-off low) atua neste momento sobre o oceano na costa do Litoral Sul do Rio Grande do Sul. Este sistema traz condições de tempestade em alto mar com chuva forte e rajadas de vento. A tendência é que siga sobre o oceano, apesar de muito perto da costa. Por isso, a atuação deste sistema traz aumento de nebulosidade e chance de instabilidade em alguns pontos do Sul gaúcho mais perto do litoral. Chuva isoladamente forte não pode ser afastada.

Não há expectativa que este sistema evolua para um ciclone extratropical ou subtropical que ofereça maiores riscos, afinal nenhuma projeção de modelos computadorizado indica que a área de baixa pressão se aprofunde significativamente de forma a gerar um ciclone de maior intensidade.


O que não se pode descartar na atuação deste sistema de baixa segregada, que traz maior vorticidade na atmosfera, é a formação eventual sobre o oceano de tornados sobre o mar, as conhecidas trombas d’água. Baixas segregadas são conhecidas por induzir a formação de tornados sobre o mar.


No restante do Rio Grande do Sul, esta baixa pressão segregada não tem efeitos e o que dita as condições atmosféricas é o ar quente e úmido que forma nuvens carregadas em diferentes pontos do Estado da tarde para a noite deste domingo, especialmente sobre a Metade Norte gaúcha, com chuva em muitas cidades e que isoladamente pode ser forte a intensa com risco de temporais passageiros de verão com raios, vento e ocasional queda de granizo.

Anúncios