Chuva volumosa atingiu áreas do Nordeste do Rio Grande do Sul e do Sul de Santa Catarina nas últimas horas com acumulados que em muitas cidades das duas regiões dos dois estados ficaram entre 100 mm e 200 mm, confirmando o alerta da MetSul Meteorologia de que poderia chover forte e com acumulados volumosos.

A instabilidade ocorre por conta de uma área de baixa pressão de 1.009 hPa que está na costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Este centro de baixa pressão foi o responsável pela chuva extraordinária do fim de semana no litoral paulista, quando estava muito perto da costa de São Paulo.

O sistema de baixa pressão, como previa a MetSul, migrou em direção ao Sul e passou a atuar neste começo de semana junto ao litoral do Sul do Brasil. A tendência é que durante toda esta terça-feira o centro de baixa pressão esteja sobre o Atlântico a Leste do Rio Grande do Sul com tendência de gradual afastamento.

Os mapas dos modelos numéricos indicam que a área de baixa pressão tende a se intensificar no decorrer do dia a Leste do estado gaúcho, sobre o mar, com afastamento gradual da área continental. Os dados apontam que os acumulados mais extremos de precipitação, felizmente, vão ocorrer sobre o oceano.

Amanhã, a tendência é que a baixa pressão esteja distante do continente. O sistema deverá estar no final da quarta-feira a cerca de mil quilômetros a Leste do Rio Grande do Sul e do Uruguai, não mais oferecendo qualquer risco.

Baixa pressão trouxe chuva volumosa

A atuação do centro de baixa pressão, como se projetava, trouxe chuva volumosa para áreas mais a Leste do Sul do Brasil, notadamente no Sul de Santa Catarina e no Nordeste do Rio Grande do Sul. Em algumas cidades, a chuva apenas das últimas horas atingiu a média de precipitação histórica de fevereiro inteiro com alagamentos.

A chuva em 48 horas em Santa Catarina, até 8h desta terça, conforme dados da Epagri-Ciram e do Cemaden, somou 199 mm em Balneário Arroio do Silva, 192 mm em Araranguá, 177 mm em Turvo, 175 mm em Sombrio e Morro Grande, 172 mm em Meleiro, 170 mm em Ermo, 130 mm em Nova Veneza, 122 mm em Timbé do Sul, 121 mm em Balneário Gaivota, 119 mm em Criciúma, 115 mm em Praia Grande, 113 mm em Forquilinha e 111 mm em Laguna.

No Rio Grande do Sul, os acumulados no mesmo período foram de 122 mm em Três Forquilhas, 113 mm em São Francisco de Paula, 112 mm em Terra de Areia, 198 mm em São Marcos, 107 mm em Itati, 96 mm em Caxias do Sul, 94 mm em Nova Roma do Sul, 91 mm em Riozinho, 81 mm em Rolante, 71 mm em Caraá e 68 mm em Canela.

No Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a chuva por vezes forte causou pontos de alagamentos em diversos balneários, incluindo Tramandaí e Capão da Canoa. Em Capão, um automóvel caiu no valão da Avenida Orestes Clemente Serra. Populares retiraram do carro as duas ocupantes.

Vem mais chuva?

No Rio Grande do Sul, o começo desta terça-feira é de muitas nuvens e instabilidade na Metade Leste gaúcha. No decorrer desta terça, a maior parte da instabilidade se afasta e as nuvens diminuem gradualmente. Com isso, o sol aparecerá com nuvens em muitas áreas que começaram o dia com instabilidade. No Oeste, onde ontem o dia teve sol e calor, outro dia quente e com sol hoje.

Porto Alegre ainda registra instabilidade, começa a terça com tempo mais fechado, mas depois há chance de o sol aparecer com nuvens com possibilidade ainda de precipitação isolada. Entre a Serra e o Litoral Norte, contudo, o dia terá maior nebulosidade e chuva em diversos pontos.

Não se afasta chuva por vezes localmente forte a torrencial em pontos isolados de setores do Leste e do Nordeste gaúcho hoje à medida que ar mais quente atua no Oeste e há circulação de umidade da baixa pressão atuando no Leste gaúcho, o que pode gerar precipitação isoladamente intensa.

Amanhã, o tempo firme predomina no Rio Grande do Sul e o sol aparece com nuvens em todo o estado, propiciando maior aquecimento nas cidades que passaram a segunda e esta terça com muitas nuvens e precipitação. Não se descarta ainda alguma instabilidade isoladíssima no Leste gaúcho.

Em Santa Catarina, esta terça-feira tem mais nuvens ainda com chance de precipitação do Meio-Oeste para o Leste, o que inclui a Grande Florianópolis, todo o litoral e o Sul Catarinense. Há risco de chuva forte passageira isolada. No extremo Oeste catarinense o dia é de tempo firme. Amanhã, o sol aparece com nuvens na maioria das áreas do estado com momentos de maior nebulosidade em algumas regiões. Pode ter chuva bastante isolada, especialmente em locais mais a Leste do território catarinense.