Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para o risco de chuva localmente forte a intensa com possibilidade de alagamentos e temporais isolados nesta segunda-feira no Sudeste do Brasil. A instabilidade maio deve se dar da tarde para a noite, quando nuvens muito carregadas devem se formar sobre parte da região.


A forte instabilidade que se antecipa para a tarde e noite desta segunda-feira vai ser consequência de um centro de baixa pressão que está se aprofunndando sobre o Oceano Atlântico na costa do Sudeste do Brasil e que levará umidade para a região.

A umidade vinda do mar, ao interagir com a temperatura mais alta proporcionada pelo aquecimento diurno, formará as nuvens carregadas capazes de gerar chuva localmente forte a intensa e as tempestades localizadas.


O maior risco de chuva forte na segunda metade do dia é válido para áreas mais a Leste do estado de São Paulo, o Rio de Janeiro e o Centro-Sul de Minas Gerais, embora em pontos isolados de outras áreas do Sudeste também possa ocorrer chuva.

O estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital fluminense, tem um risco aumentado de chuva forte a intensa nesta segunda. Na noite da sexta passada, chegou a chover mais de 250 mm em poucas horas na zona de Angra dos Reis com duas vítimas.

As nuvens carregadas previstas para esta segunda podem despejar volumes excessivos de precipitação em curto período, o que poderá resultar em alagamentos, inundações repentinas e deslizamentos de terra, uma vez que áreas de relevo serão afetadas pelas intensas precipitações.

Já houve pancadas isoladamente fortes durante o final do domingo e a madrugada desta segunda em locais do Rio de Janeiro, como em Angra dos Reis, e em Minas Gerais, caso do município de Passos que somou mais de 50 mm em apenas uma hora, porém o risco de chuva mais intensa é maior na segunda metade desta segunda.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios