Anúncios

O Rio Grande do Sul teve frio na madrugada de hoje. A menor temperatura nesta quarta-feira foi anotada na estação particular do bairro Planalto, em Santa Rosa, com 7,1ºC. Mais frio que na Serra Gaúcha, onde as mínimas foram de 8,5ºC em São José dos Ausentes, 8,7ºC em Vacaria e 9,2ºC no Vale da Vicentina de  Farroupilha. Na Metade Oeste, os termômetros ainda apontaram 9,8ºC em Santana do Livramento, 10,5ºC em Cruz Alta e ainda 10,9ºC em Quaraí. Por que fez mais frio no Noroeste que na Serra ? Muito simples ! Com uma área de baixa pressão na costa, junto ao Nordeste do Estado, a Serra tem maior umidade (o que frustra uma queda maior da temperatura) e se dá a infiltração de uma língua de ar mais seco no Oeste, Noroeste e no Norte do Estado, o que proporciona um acentuado resfriamento noturno e o registro de mínimas bem menores.



Campo de divergência em 850 hPa  do modelo MBAR (Instiuto Nacional de Meteorologia) evidencia a área de baixa pressão junto ao Leste do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira

A área de baixa pressão na costa gaúcha trouxe instabilidade ontem para o Rio Grande do Sul e que atingiu mais o Leste e o Nordeste do Estado. Porto Alegrem, por exemplo, teve chuva forte de curta duração com trovoadas no início da tarde da terça com relatos de queda isolada de granizo na região, como na zona Norte da Capital e em Guaíba. Até uma pequena nuvem funil (que quando mais desenvolvidas podem dar origem a tornados) foi fotografada sobre a Capital (registro de Leandro Alves).


Na Serra Gaúcha, o granizo caiu em grande quantidade em parte do pequeno município de Nova Roma do Sul e o gelo acumulou (fotos abaixo cedidas pelo Sargento Paulo César Nascimento do 36º BPM da Brigada Militar). Este tipo de fenômeno (upper level low) que atua em parte do Rio Grande do Sul, um centro de baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera, chamado também de ‘baixa fria’, costuma favorecer granizo isolado e não raro com acumulação. Há vários precedentes no Estado nos últimos anos de granizo com acumulação, até significativa, sob a presença de “baixas frias”. A dinâmica do sistema (instabilidade) e a atmosfera média e superior resfriada acaba por criar condições ideais para o granizo.


Apesar do sol aparecer na maior parte do Estado hoje (27) e amanhã, o Nordeste gaúcho ainda pode ter instabilidade. A parte Norte da Lagoa dos Patos, a Grande Porto Alegre, a Serra e o Litoral Norte, em especial, seguem sujeitos a alguns períodos passageiros de chuva, que pode ser até forte em setores isolados e com risco de granizo localizado. Sorte é que esta baixa em altura não é expressiva, pois o risco de granizadas seria bem maior e amplo. Veja na projeção do modelo ETA/Cptec a curvatura da instabilidade típica em centros de baixa e como a chuva hoje deve ficar mais concentrada no Nordeste gaúcho.


O sol predomina nesta quarta e durante os próximos dias com um gradual aquecimento no Rio Grande do Sul. O Estado seguirá registrando bancos isolados de nevoeiro durante as madrugadas. A temperatura segue um pouco baixa à noite, sobretudo nas baixas, mas a virada do mês deve ter até um pouco de calor. Máximas de 30ºC a 32ºC são possíveis no fim de semana, especialmente no domingo em cidades do Centro e do Oeste do Estado, inclusive na área da Grande Porto Alegre.



Será que teremos outro sistema de baixa pressão para nos ocupar na semana que vem ? O modelo Europeu indica o avanço de uma área de baixa do Norte da Argentina para o Rio Grande do Sul entre terça e quarta da semana que vem, o que traria chuva mais ampla no Estado, e que na sequência se deslocaria para o Sul, dando origem a ciclone extratropical junto ao Uruguai e que traria vento forte para o Sul e o Leste do território uruguaio e no Litoral Sul gaúcho. Muito cedo, contudo, para qualquer previsão detalhada ou afirmativa deste sistema, afinal estamos falando de uma semana para frente e formações de baixa e suas trajetórias são muito, digamos “voláteis”, em projeções de modelos numéricos. Fica o registro deste possível ciclone tão-somente como curiosidade e a mensagem, para quem está pegando a estrada neste começo de feriadão para que dirija com prudência para nos reencontramos todos em saúde na segunda-feira.

Anúncios