Calor intenso e muito baixa umidade relativa do ar na tarde de hoje em muitos pontos do Sul do Brasil | Rosinara Ferreira/Arquivo

A MetSul Meteorologia alerta para calor muito intenso e umidade relativa do ar muito baixa na tarde desta quarta-feira em diversas regiões do Sul do Brasil. Somente áreas mais a Leste do Sul do país, portanto próximas do oceano, devem escapar de uma tarde tórrida. As máximas devem se aproximar dos 40ºC em pontos do Oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.

Por que tanto calor? Uma massa de ar seco atua na parte meridional do Brasil. O perfil seco da atmosfera proporciona rápido aquecimento. Há ainda o ingresso de ar muito quente a partir do Norte da Argentina e do Paraguai. A temperatura no nível de 850 hPa (a cerca de 1.500 metros de altitude e não em superfície), que é usada em Meteorologia para avaliar o quão quente ou fria é uma massa de ar, deve atingir 21ºC no Noroeste gaúcho e 23ºC no Sudoeste do Paraná hoje à tarde. São valores muito altos e condizentes com ar muito quente.

Com efeito, cidades do Oeste, Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul assim como do Oeste do Paraná e do Meio-Oeste e o Oeste de Santa Catarina terão uma tarde escaldante com marcas de 37ºC  39ºC em diversos municípios.

No Sul e no Leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina aquece em relação a ontem, mas o ar frio na costa ainda impede que a temperatura suba excessivamente. Por isso, as máximas à tarde em Porto Alegre e Florianópolis serão muito inferiores a municípios como Uruguaiana, Santa Rosa ou Itapiranga. Da mesma forma, Curitiba deve ter uma tarde amena enquanto em Foz do Iguaçu, Cascavel e Palotina o calor será muito intenso.

A previsão de temperatura máxima para Porto Alegre nesta quarta é de 32ºC, pouco acima dos 31ºC que se prevê para Caxias do Sul. No Oeste, municípios como Uruguaiana, Quaraí e Itaqui devem ter entre 36ºC e 37ºC. No Noroeste gaúcho, cidades como Horizontina, Três Passos, Santa Rosa, Porto Xavier e Porto Lucena devem ficar entre 37ºC e 39ºC numa tarde escaldante.

A MetSul alerta ainda que a umidade relativa do ar vai estar muito baixa, notadamente no Rio Grande do Sul. A tendência é de valores à tarde entre 10% e 15% do Centro para o Oeste do Rio Grande do Sul. No geral, a umidade vai estar baixa na maior parte do estado gaúcho, exceção de áreas costeiras. Em grande parte do Rio Grande do Sul, a tarde desta quarta terá umidade relativa do ar inferior a 30%, o que com o calor acentua o risco de fogo em vegetação.