Anúncios

Centro de baixa pressão traz muitas nuvens hoje para o Rio Grande do Sul com tempo mais fechado na madrugada e de manhã. Chove e garoa especialmente nas Metades Sul e Leste do Estado, sobretudo no começo do dia e no período matutino. Aberturas de sol devem ocorrer pelo Oeste, o Noroeste e o Norte gaúcho, podendo alcançar outras áreas no período da tarde à medida que o centro de baixa pressão vai para o oceano. Mesmo assim, no Sul e no Leste do Estado ainda pode ter chuva e garoa em pontos isolados da tarde para a noite. Vento fraco a por vezes moderado e máximas menores à tarde.

Com o afastamento do centro de baixa pressão responsável pela instabilidade de hoje, o sol aparece com nuvens na maioria das regiões gaúchas nesta quarta-feira. Em horas da tarde e noite, a nebulosidade volta a aumentar a partir do Oeste à medida que pulso de ar frio que se aproxima estimula a formação de nuvens sobre o Estado. O amanhecer desta quarta será frio com as menores marcas previstas pra Metade Oeste, onde o tempo estará mais aberto e seco, favorecendo um resfriamento noturno mais intenso. Deve gear em algumas localidades. No final do dia, após tarde amena, volta a fazer frio.


Sol aparece com nuvens na quinta-feira, mas algumas áreas devem ter períodos de maior nebulosidade em parte do dia à medida que ar gelado começa a ingressar no Rio Grande do Sul e estimula a formação de nuvens. O amanhecer será frio a muito frio na maioria das regiões com possibilidade de formação de geada em diferentes pontos. As menores marcas são esperadas no Oeste, na Campanha, no Noroeste e no Norte do Estado, não se descartando marcas negativas nos Aparados.

A sexta-feira terá o predomínio do sol no Rio Grande do Sul, apesar de nuvens esparsas em várias regiões. A madrugada será muito fria em todo o Estado e gélida principalmente no Oeste e no Norte gaúcho. Em localidades do Norte do Estado são esperadas marcas perto de 0ºC e negativas com geada forte. Marcas tão baixas como -3ºC a -5ºC não são afastadas. A massa de ar polar terá seu ápice sobre o território gaúcho com marcas baixas mesmo com sol à tarde. Esfria muito a partir do fim da tarde.


O sábado terá o predomínio do sol no Rio Grande do Sul. O grande destaque do dia será a temperatura extremamente baixa na madrugada em muitas cidades. Em baixadas de áreas de maior altitude do Norte e do Nordeste do Estado, como no Planalto e Aparados, há a possibilidade de mínimas de -4ºC a -6ºC. Grande número de cidades terá marcas ao redor de 0ºC ou negativas ao amanhecer, inclusive a região metropolitana de Porto Alegre. Os bairros mais periféricos e frios da Capital devem ter entre 1ºC e 3ºC. Será a madrugada mais fria até agora de 2018 no Rio Grande do Sul com geada generalizada e forte em um grande número de municípios. De dia, com o sol e ar seco, e ainda o enfraquecimento do ar polar, a temperatura se eleva bastante com máximas perto de 20ºC em várias cidades.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios