Anúncios

Grande parte desta segunda metade de dezembro deve ter chuva acima a muito acima da média histórica no Sul do Brasil, em particular nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O mapa abaixo, disponível na sessão de mapas, mostra as anomalias de precipitação previstas pelo modelo CFS para esta segunda metade do mês na região Sul. Observam-se acumulados muito superiores à normal histórica. 

A MetSul entende que nos próximos 15 dias haverá localidades com volumes de 200 mm a 300 mm, isoladamente até superiores, no Rio Grande do Sul. Porto Alegre e região também podem ter volumes acima da média no período. 

A frequência de chuva será elevada agora na segunda quinzena, a começar por esta semana que se inicia, com registro de vários dias de precipitação. Haverá ainda episódios de chuva forte a intensa com elevados volumes em curto período em alguns dias, especialmente acompanhando temporais. 


Diante desse cenário, apesar de enchentes não serem comuns nesta época do ano em que chuva excessiva não é normal como em meses do inverno e da primavera, não é possível se descartar ocorrências de cheias de rios, sobretudo no Rio Grande do Sul. No momento, o cenário parece mais favorável a precipitações excessivas principalmente no Centro do Estado e na Metade Oeste gaúcha, mas outras regiões também devem ter chuva muito volumosa com riscos como cheias, inundações, alagamentos, deslizamentos e queda de barreiras. (Com foto na capa de arquivo de Rádio Integração)

 

Anúncios