A MetSul Meteorologia alerta que a qualidade do ar deve seguir ruim a muito ruim em diferentes localidades da Grande São Paulo e do interior paulista hoje, amanhã e ainda na sexta-feira com a baixa dispersão de poluentes e ainda o ingresso de mais fumaça de queimadas.
A qualidade do ar tem estado nesta semana entre ruim e muito ruim em pontos da região metropolitana de São Paulo e também do interior do estado, conforme dados das estações de monitoramento da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) nesta terça-feira (20).
Conforme a classificação da qualidade do ar, ela pode ser boa, moderada, ruim, muito ruim e péssima. Assim, os índices de qualidade nesta semana em vários locais são inadequados e mesmo insalubres, colocando-se abaixo só do pior nível da escala.
Por que o ar sujo? A resposta está no perfil da massa de ar sobre o estado de São Paulo: muito seca, quente e com pouco vento. Com isso, não há dispersão de poluentes e o material particulado se acumula na atmosfera, trazendo os índices ruins de qualidade.
Sob condições de má qualidade do ar podem ocorrer efeitos na saúde humana, tais como ardência em olhos, nariz e garganta, tosse, cansaço e aumento de casos de doenças respiratórias como asma e bronquite.
A previsão da MetSul Meteorologia indica uma melhora enorme das condições durante o fim de semana com o ingresso de uma frente fria que vai trazer chuva, mudança do vento para Sul e queda de temperatura, fazendo com que a qualidade evolua para boa.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.