Arco-íris sobre o Queen Victoria Memorial, em frente ao Palácio de Buckingham, no Centro de Londres, após o anúncio da morte da rainha Elizabeth II. A rainha Elizabeth II, a monarca mais antiga da história britânica e um ícone instantaneamente reconhecível por bilhões de pessoas em todo o mundo, morreu aos 96 anos. | DANIEL LEAL/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Um arco-íris duplo apareceu sobre o Palácio de Buckingham enquanto o público se reunia do lado de fora para prestar homenagem à rainha minutos depois do anúncio oficial pelas redes sociais do falecimento da monarca britânica.

Pessoas entre a multidão de milhares de pessoas do lado de fora dos portões do Palácio no centro de Londres se viraram para tirar fotos do arco-íris que apareceu após uma forte chuva. Peter Barnes, 31, que trabalha no centro de Londres, disse à agência de notícias PA: “O clima é muito sombrio aqui no Palácio de Buckingham.


DANIEL LEAL/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O arco-íris pôde ser visto nos principais pontos de referência da capital, incluindo a Elizabeth Tower em Westminster e o Queen Victoria Memorial. Uma mulher colocou o primeiro buquê na residência da rainha no centro de Londres logo após as 17h e a multidão do lado de fora do Palácio de Buckingham cresceu para cerca de 1.000 pessoas.


A rainha Elizabeth II, chefe de Estado do Reino Unido e de 14 países da Commonwealth, faleceu nesta quinta-feira aos 96 anos, após sete décadas de reinado em que enfrentou inúmeras crises em uma monarquia que agora se abre a um novo capítulo. Seu filho Charles, de 73 anos, tornou-se automaticamente o novo monarca.

“A rainha faleceu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, informou o Palácio de Buckingham em comunicado. A saúde de Elizabeth II piorou consideravelmente nos últimos dias. Na terça-feira, ela recebeu o primeiro-ministro demissionário, Boris Johnson, e sua sucessora, Liz Truss, em seu castelo escocês em Balmoral, para evitar uma viagem de 800 km até Londres.

Elizabeth II era a decana de todos os monarcas do mundo e a que mais tempo ocupou o trono britânico, ao qual ascendeu em 6 de fevereiro de 1952. “Toda a minha vida, longa ou curta, será dedicada ao seu serviço e ao serviço do nosso grande país imperial”, disse ela em seu aniversário de 21 anos, em um discurso interpretado como um manifesto descartando a abdicação.

Nascida em Londres em 21 de abril de 1926, “Lilibet”, como sua família a chamava, não estava inicialmente destinada a ser rainha. Mas o curso de sua vida mudou após a abdicação, por amor a uma americana divorciada, de seu tio Edward VIII em 1936. Elizabeth II subiu ao trono quando tinha apenas 25 anos, quando seu pai, George VI, faleceu em fevereiro de 1952.

Mas precisou esperar até junho do ano seguinte para ser coroada a quadragésima soberana da Inglaterra desde William I, o Conquistador em 1066, na primeira e única cerimônia de coroação britânica televisionada. A partir de então, ela dedicou sua vida incansavelmente aos seus deveres essencialmente cerimoniais e visitas oficiais como chefe de Estado, Comandante-em-Chefe das Forças Armadas, Chefe da Comunidade Britânica e Chefe da Igreja da Inglaterra.

Casada aos 21 anos com seu primo distante Philip Mountbatten, a rainha teve quatro filhos: Charles, herdeiro do trono nascido em 1948; Anne, nascida em 1950; Andrew, em 1960; e Edward em 1964, que lhe deram oito netos e doze bisnetos. Ao longo de seu reinado, Elizabeth II se esforçou para manter o prestígio da monarquia.