Arco-íris embelezando a paisagem da já bela praia de Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
O motivo? A circulação de umidade de um ciclone extratropical sobre o Atlântico entre o Sul e o Sudeste do Brasil.
Circulação de ciclone
A condição vem prevalecendo desde terça e traz instabilidade isolada e passageira para a Metade Leste do Rio Grande do Sul com alternância de sol e chuva ao longo do dias.
Com efeito, as condições do tempo mudam rápido sob a presença de circulação de umidade de um ciclone.
Em um momento há sol e nuvens, e minutos depois o tempo está mais fechado com chuva isolada.
Só que a chuva, entretanto, não dura muito e logo depois o sol retorna. Além disso, é comum que chova com sol, o que traz a formação de arco-íris.
Arco-íris
O fenômeno óptico do arco-íris aparece com frequência no Rio Grande do Sul sob duas situações. A primeira e principal, quando há circulação de nuvens por um ciclone no oceano. A segunda, no verão, quando há pancadas geradas pelo calor.
Pancadões passageiros
As mudanças rápidas do tempo com sol e chuva ocorreram, por exemplo, em Porto Alegre nesta quinta-feira. O dia teve início com sol e muitas nuvens, mas no fim da manhã nuvens carregadas cobriram a Capital e houve pancadas fortes em alguns bairros. O tempo à tarde, entretanto, teve o predomínio do sol na cidade.
Previsão ainda é de chuva isolada e mais arco-íris
Por fim, a previsão é que novamente nesta sexta-feira o quadro se repita com sol e chuva isolada no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul. No fim de semana, o Leste gaúcho ainda pode ter ter chuva alternada com sol, mas muitíssimo mais isolada.