Anúncios

Qual o senso comum do que ocorre depois de um evento de chuva no inverno? Que vem frio. Não desta vez. A temperatura hoje à tarde chegou a 30,9ºC em Santa Rosa. É ar quente, que ganhará força, que alimentou a instabilidade na Metade Norte e nesta terça  pressionará a chuva de Norte para Sul, com tempo aberto e muito calor no Norte e no Noroeste gaúcho.

Por isso, a chuva pode ser forte a intensa com volumes elevados entre terça e quarta do Centro para o Sul gaúcho. Modelos numéricos indicam 30 a 50 mm em muitas localidades com acumulados pontuais próximos ou acima de 100 mm, logo haverá municípios com alagamentos. Porto Alegre, por exemplo, deverá ter períodos de chuva forte nesta terça  com trovoadas e as precipitações serão mais volumosas do que nesta segunda.


Como a instabilidade ocorrerá sob ar quente, há alto risco de granizo nesta terça e quarta do Centro pro Sul do Estado. Nesta segunda-feira  caiu granizo em alguns municípios como Garruchos, Sananduva e Bossoroca.


Quarta e na quinta, a chuva se concentrará em parte do Sul e do Oeste com ar quente dominando grande parte do Rio Grande do Sul, o que fará com que as tardes dos dois dias sejam muito quentes. Há dados projetando até máximas de 32ºC a 34ºC. Na sexta, uma frente fria traz chuva generalizada e desta vez antecederá ar polar.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios