Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para um quadro de intensa instabilidade no Rio Grande do Sul nesta semana, especialmente entre esta segunda e quarta-feira, e num segundo momento no decorrer da sexta-feira. Altos volumes de chuva são esperados nesta segunda-feira e terça em várias regiões do Estado, particularmente no Centro e no Nordeste gaúcho.


O mapa mostra a projeção de chuva até 9h de terça do modelo WRF-MetSul em que são observados volumes perto e acima de 100 mm em pontos dos vales, da Serra e da Grande Porto Alegre. Porto Alegre é uma das áreas do Estado com maior risco de chuva intensa entre segunda e terça com prováveis alagamentos. Em outras regiões igualmente pode ocorrer chuva por vezes forte a intensa com elevados volumes. Além da chuva, que virá com trovoadas em diversas cidades, há risco de granizo isolado. Preocupam os altos volumes de chuva no Alto Jacuí e na Serra, onde estão as nascentes de vários rios que desembocam nos vales e na Grande Porto Alegre.

Muitas nuvens são esperadas nesta segunda e na terça-feira no Rio Grande do Sul com chuva em várias regiões, especialmente ao redor da faixa central do Estado e no Nordeste gaúcho. Nestas regiões espera-se chuva por vezes forte a torrencial com trovoadas, não se afastando granizo isolado. Nos extremos, no Norte e no Sul do território gaúcho, o sol deverá aparecer com nuvens. Temperatura amena mais no Sul do Estado e calor no Noroeste e Norte.


Na quarta, a chuva recua para o Sul e o Oeste como uma frente quente e o tempo abre nas demais regiões com calorão. Na quinta, a frente segue como semi-estacionária no Oeste e no Sul com chuva ao passo que no restante do Estado o sol aparece com muito calor, acima de 30ºC. Sistema cruza o Rio Grande do Sul na sexta-feira como frente fria, com chuva e temporais, precedendo forte massa de ar polar que derrubará a temperatura principalmente no sábado. Há modelos indicando até neve no sábado nas partes mais altas do Estado.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios