Anúncios

Uma massa de ar polar avança neste momento pelo Sul da Argentina e trouxe neve. Trata-se de uma incursão de ar polar com forte intensidade para esta época do ano a ponto de trazer até precipitação invernal. Nevou, por exemplo, nas últimas horas na localidade de Esquel, província argentina de Chubut.

Esta massa de ar frio ingressa no Rio Grande do Sul entre quinta e sexta-feira, trazendo queda de temperatura em todas as regiões. Obviamente, não chegará aqui com a mesma intensidade do Sul argentino e nem trará frio muito intenso. Será responsável por dias de temperatura agradável e noites mais frias.

Com a influência do fenômeno La Niña, há uma maior propensão ao ingresso de massas de ar frio tardias, favorecendo dias de temperatura baixa ou abaixo da média da estação mesmo do meio para o final da primavera.

Estas massas de ar frio apresentam trajetória mais marítima, e não continental como é o comum nas fortes incursões de ar polar nos meses de inverno. Por isso, o Sul e o Leste do Rio Grande do Sul acabam sendo as áreas do Estado que mais sofrem os efeitos destas incursões frias tardias.

 

Anúncios