Uma massa de ar extremamente fria de características siberianas vinda do Ártico vai congelar grande parte dos Estados Unidos nestes dias que antecedem o Natal. Meteorologistas norte-americanos consideram uma das mais poderosas incursões de ar gelado das últimas décadas nesta época do ano.
A onda polar de enormes proporções do Ártico afetará a grande maioria dos 48 estados da área continental dos Estados Unidos com temperaturas até 20ºC abaixo do que é normal para esta época do ano. Advertências de frio extremo já foram emitias para diversas regiões do país.
Vários dias de forte nevasca são esperados. Os meteorologistas estão alertando sobre perigo nas rodovias nas viagens de férias de fim de ano com risco de vida para grande parte do país. “Estamos projetando temperaturas muito abaixo do normal, temperaturas potencialmente perigosas até o feriado de Natal”, disse o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos.
A entrada da frente ártica traz “condições de congelamento extremas e prolongadas para o Sul do Mississippi e Sudeste da Louisiana”, o Serviço Nacional de Meteorologia em uma declaração meteorológica especial no domingo. O frio extremo atingirá até áreas costeiras do Sul, junto ao Golfo do México e o Caribe, prevê o Serviço Nacional de Meteorologia.
A semana tem potencial para “o ar mais frio deste inverno”, já que a massa de ar gelado irá se deslocar por dois terços do Leste do país nos dias anteriores ao Natal, de acordo com as últimas previsões do Centro de Previsão da NOAA em College Park, Maryland.
O centro alertou sobre a “grande extensão de temperaturas geladas das Montanhas Rochosas do Norte/Planícies do Norte até o Meio-Oeste até o meio desta semana e, em seguida, alcançando a Costa do Golfo e grande parte do Leste dos EUA na sexta-feira e no fim de semana”.
Em Atlanta, onde as temperaturas devem cair abaixo de zero, os meteorologistas alertam para o ar ainda mais frio no final desta semana, de acordo com o escritório do Serviço Nacional de Meteorologia em Peachtree City, na Geórgia. A mínima na noite de sexta-feira em Atlanta será de 11ºC abaixo de zero,
Mesmo o tradicionalmente quente estado da Flórida terá um Natal frio. Não terá um Natal branco como outras partes do país, mas os meteorologistas esperam que o fim de semana seja excepcionalmente frio em todo o estado. Cidades do norte da Flórida, como Jacksonville, Tallahassee e Pensacola, podem ter mínimas de até 5ºC negativos e máximas ao redor de 5ºC.
Os modelos numéricos projetam a formação de um ciclone potencialmente bomba entre o Meio-Oeste e o Nordeste dos Estados Unidos, sobre o continente, o que agravaria ainda mais as condições de nevascas violentas, sensação térmica excepcional e frio extraordinário. Os dados apontam o risco de até 60ºC negativos de sensação térmica no Norte dos Estados Unidos e nos Grandes Lagos.
No Nordeste dos Estados Unidos, a região mais populosa do país, as empresas de serviços públicos trouxeram trabalhadores extras de outros estados, mas o deslocamento é prejudicado por estradas escorregadias e condições perigosas pela neve que já caiu nos últimos dias.
🎅Friday is going to be one helluva ride on Santa's sleigh with massive "blockbuster" blizzard in Great Lakes, Arctic Blast, and extreme cold all courtesy of the #PolarVortex + Transiberian cross-polar flow. pic.twitter.com/VMOyRc7b93
— Ryan Maue (@RyanMaue) December 19, 2022
O vórtice polar (polar vortex) vai estar muito mais ao Sul que sua posição habitual, mais perto do Ártico, e descerá até áreas do Norte e do Nordeste dos Estados Unido, na região do Vale do Ohio, perto da fronteira com o Canadá, trazendo frio excepcional em intensidade.
A polícia em toda a Nova Inglaterra respondeu a centenas de acidentes ou veículos saindo da estrada no fim de semana. A Polícia Estadual do Maine disse na noite de sábado que atendeu a mais de 180 acidentes desde a noite de sexta-feira. Houve apenas ferimentos leves. Funcionários de Vermont disseram que estão encontrando locais para potenciais centros de aquecimento nas áreas mais atingidas, caso sejam necessários.
A queda de neve mais intensa está prevista para ocorrer nas Montanhas Rochosas, onde o forte fluxo ascendente dos ventos levará a vários dias de fortes nevascas. O pior deles ocorre nesta terça-feira, quando uma combinação de ventos ascendentes e uma injeção de umidade do Pacífico na massa de ar extremamente fria resulta em uma extensa área de forte nevasca.