Uma massa de ar seco e frio predominou em todo o Estado e garantiu uma sexta-feira ensolarada e de grande amplitude térmica. Em munícipios da Serra a temperatura foi inferior a zero e houve formação de geada em vários trechos.

Segundo registro do Instituto Nacional de meteorologia  houve registro de geada em Passo Fundo, Bom Jesus, Lagoa Vermelha e Cambará do Sul. Na Grande Porto Alegre o fenômeno foi registrado também em Campo Bom.


Durante  a tarde o tempo firme garantiu o aquecimento com grande amplitude térmica sendo registrada em vários munícipios gaúchos. Santa Rosa foi a cidade que teve maior variação de temperatura, após um amanhecer de apenas 0,2oC a máxima alcançou 21,2oC, ou seja, a temperatura subiu 21oC desde o amanhecer.

PREVISÃO DO TEMPO PARA O FIM DE SEMANA

No sábado o rápido avanco uma nova frente fria deixará o tempo instável com muita nebulosidade em grande parte das regiões. Há previsão de pancadas de chuva na maioria das regiões, sobretudo do Centro para o Norte gaúcho, onde já chove desde a madrugada. Poderá chover forte em vários pontos e há risco de temporais localizados, especialmente com alguma eventual queda de granizo, apesar de também não se descartar rajadas de vento forte pontualmente. No Sul e Oeste próximo a fronteira com o Uruguai o tempo permanece mais seco com presença do sol, mesmo com o aumento da nebulosidade. Modelo atmosférico indica volume extremo de chuva no Alto Uruguai (em rosa no mapa) que poderá superar os 80 mm.



Projeção de vojume de chuva para amanhã indica chuva forte na divisa com SC – mbar/Inmet

Da tarde para a noite a instabilidade enfraquece e começa a se afastar do Estado favorecendo a melhora gradativa do tempo em todas as regiões. A temperatura fica amena com mínimas acima dos 10°C e máximas abaixo dos 20°C na grande maioria das localidades. O predomínio da nebulosidade nas áreas do Centro e Norte deixarão a tarde com temperatura baixa em torno de 16 a 18°C.



Previsão de tempertura máxima para amanhã mbar/Inmet

No domingo massa de ar seco e frio deixa o tempo firme e o sol aparece em todo o Estado no decorrer do dia, mas na metade Norte o dia começa com maior quantidade de nuvens. A temperatura volta a entrar em declínio e cai abaixo dos 10°C tanto na madrugada como a noite. A tarde será amena com máximas próximas dos 20°C em grande parte do território gaúcho, mas a partir do entardecer esfria rapidamente e as mínimas em muitas cidades da metade Norte ocorrem à noite.

 

(Colaboração de Luiz Fernando Nachtigall)