foto de Suelen Fonseca

 O amanhecer de quinta-feira teve a menor de temperatura do ano até agora no Rio Grande do Sul com registro de -4,5°C em São José dos Ausentes. A Capital teve a menor marca do ano com apenas 3,5°C segundo Sistema Metroclima. Em Novo Hamburgo a temperatura anotou apenas 2,2°C. Mesmo no Litoral o amanhecer teve frio signficativo com marcas entre 6 e 7°C nas praias do Litoral gaúcho. A geada foi registrada em vários municípios gaúchos, inclusive na Região Metropolitana de Porto Alegre. O ar seco irá garantir tempo firme até meados da próxima semana para quando modelos indicam marcas de temperatura que poderão se aproximar de 30°C.

AMANHÃ

Massa de ar seco predomina no território gaúcho e garante dia ensolarado com grande amplitude térmica. No amanhecer ainda faz frio e as mínimas poderão baixar de zero nos pontos de maior altitude. Há risco de geada. Neblina e nevoeiros poderão se formar com impacto na visibilidade, sobretudo, próximo a rios e arroios. Durante a tarde a umidade relativa do ar fica reduzida e pode baixar de 20% em algumas regiões.

NO FIM DE SEMANA

O  tempo se mantém firme no Rio Grande do Sul, contudo o ar polar avança para o oceano e ar mais quente passará a ingressar do quadrante Norte. Com isso, a expectativa é de maior incidência de NEVOEIROS que poderão ser densos e reduzir a visibilidade nas madrugadas  e manhãs. O sábado ainda terá frio com mínimas ao redor de 5°C em muitas cidades, mas a tarde a máxima já deve passar de 24°C em grade parte do território gaúcho. O domingo será ensolarado e ameno em grande parte das regiões.

Entre a SEGUNDA e a QUARTA-feira modelos projetam predomínio de sol na maioria das regiões, com rápido aquecimento e máximas que poderão se aproximar de 30°C, com sensação de abafamento. Na segunda metade da semana que vem, uma nova frente fria irá avançar pelo Estado e poderá gerar chuva forte e volumes expressivos, sobretudo, na Metade Norte do Rio Grande do Sul.