Temporais isolados podem atingir o Leste de Santa Catarina e do Paraná da tarde para a noite de hoje. Há risco de chuva localmente forte a torrencial e de tempestades localizadas de vento forte com queda de granizo. O mapa abaixo com a projeção do modelo WRF da MetSul mostra elevados valores de refletividade para o Leste catarinense na segunda metade do dia de hoje, consistente com o risco de temporais.

O risco é maior no Leste e no Nordeste de Santa Catarina, apesar de não serem descartadas ocorrências de tempo severo isolado também no Leste paranaense da tarde para a noite desta quinta-feira. Entre as áreas que podem ter chuva com risco de temporal hoje na segunda metade do dia está a da capital Florianópolis.

A instabilidade será resultado da maior presença de umidade no Leste dos dois estados enquanto ar quente avança a partir do Oeste, formando a combinação ideal para a geração de nuvens de maior desenvolvimento vertical capazes de gerar chuva localmente forte a intensa com temporais.

No Rio Grande do Sul, o sol aparece em todo o Estado nesta quinta-feira, mas acompanhado de nuvens no decorrer do dia. O ar quente favorece chuva localizada e típica de verão da tarde para a noite em diferentes pontos, mas a precipitação será muitíssimo mal distribuída e não atinge a maioria dos municípios. Chance maior de chuva em pontos isolados da Campanha e do Oeste assim como de áreas mais ao Norte da Serra e dos Aparados.

Segue o calor intenso nesta quinta na Fronteira Oeste e no Noroeste gaúcho com marcas perto de 40ºC em alguns pontos, como na região de Santa Rosa. Nas áreas de Uruguaiana e Quaraí, as máximas ficam entre 36ºC e 38ºC. No Leste gaúcho, o aquecimento é muito menor e a previsão é de máximas de 31ºC a 33ºC para a Grande Porto Alegre.

A perspectiva de chuva para o Rio Grande do Sul nos próximos dias é muito ruim. Não deixará de chover, mas as precipitações serão por demais irregulares e não ocorrerão em todas as cidades. Na maioria dos locais em que vier a chover os volumes tendem a ser baixos, exceto por um ponto ou outro isolado que pode ter chuva mais volumosa por nuvens isoladas de maior desenvolvimento vertical.