A MetSul alerta para tormentas pontualmente fortes a severas com muitos raios e acumulados localmente altos de chuva no Uruguai na noite de hoje e no começo do sábado.

O risco é alto para departamentos do Centro-Norte do país, principalmente os próximos da fronteira brasileira, e não as áreas mais ao Sul como de Colonia, Montevidéu, Canelones e Maldonado.


O risco maior de tormentas fortes a severas é válido para os departamentos de Artigas, Rivera, Salto, Cerro Largo, Treinta y Tres, Tacuarembo, Durazno e Rocha (Norte). Reitera-se que a possibilidade maior de tormentas fortes ou severas é para departamentos de fronteira.

Uma das preocupações é com granizo de variado tamanho e episódios isolados de vento destrutivo (turbonadas). Uma frente quente vai formar intensas áreas de instabilidade na noite de hoje (11) e na madrugada de sexta (12) sobre diversos departamentos do Uruguai. 

Os volumes de chuva podem ser altos em algumas localidades de departamentos fronteiriços com marcas de 50 mm a 100 mm em alguns pontos, sobretudo de Rivera, Cerro Largo e Treinta y Tres, onde em alguns pontos a chuva pode superar 100 mm e ate isoladamente 150 mm ou mais. 


No decorrer da sexta (12), a frente quente se converterá em frente fria e começará a se deslocar para Norte pelo Rio Grande do Sul. Forte massa de ar polar ingressa no sábado (14) no Uruguai com marcado declínio da temperatura, rajadas de vento e muito baixa sensação térmica.