Carlos Fernando Jung

A MetSul Meteorologia alerta para novas ocorrências de temporais isolados de vento forte e granizo com chuva forte localizada e raios na manhã de hoje no Noroeste gaúcho e da tarde para a noite de hoje em diversas regiões gaúchas. 

Fortes núcleos de instabilidade isolados, alguns com potencial de supercélulas, vão se formar sobre o território gaúcho na segunda metade desta quinta (11) à medida que uma frente quente estiver avançando de Norte para Sul.

Chama muito atenção a projeção do índice de parâmetro significativo de tornado para o meio/fim da tarde de hoje e à noite desta quinta-feira com valores muito altos do Centro para o Oeste gaúcho e de forma mais isolada à noite no Oeste em pontos do Centro e da Campanha. Por isso, não se pode afastar o risco de tornados nestas áreas.

Estamos considerando que a instabilidade na segunda metade desta quinta no Estado será mais forte e em maior número de localidades que o indicado pelos modelos numéricos, até mesmo porque as simulações em frentes quentes não raro subestimam a força da instabilidade. 

Uma corrente de jato de baixos níveis vai atuar com muita intensidade no fim da tarde e durante a noite de hoje no Oeste, parte do Centro gaúcho e do Sul. Esse fenômeno é propício para a formação de fortes células isoladas de tempestade e cria as condições favoráveis para atividade tornádica. 

Amanhã, sexta-feira, o sistema irá se intensificar muito em parte do Oeste e do Sul gaúcho, além de parte do Uruguai, com chuva volumosa, muitos raios, e risco de granizo e vendavais localizados. Os volumes de chuva devem ser altos nesta sexta em parte do Sul gaúcho à medida que a frente se converte de quente para fria. 

A frente começa a se deslocar para Norte, agora como fria e impulsionada por uma massa de ar frio, no final da sexta-feira e traz chuva para pontos do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul no sábado. No decorrer do sábado, o tempo abre em diversas regiões com o ingresso de uma massa de ar seco e frio que vai provocar uma madrugada muito fria no domingo.