Anúncios

Marcos Lewes/103 FM

Um tornado causou muitos estragos na quarta-feira nos municípios catarinenses de Belmonte e Descanso. A destruição observada é consistente com vento acima de 150 km/h. Imagens aéreas evidenciam que um tornado passou pelas localidades. 

Marcos Lewes/103 FM

Marcos Lewes/103 FM

Tiago Lorenski/Rede Peperi

Tiago Lorenski/Rede Peperi

Tiago Lorenski/Rede Peperi

As condições atmosféricas estavam muito propícias ao registro de tornados. Havia o aporte de umidade da Amazônia com ar mais quente e úmido, alimentando uma frente quente na região com muita instabilidade atmosférica. Fenômeno presente em quase todas as ocorrências de tornados no Sul do Brasil, uma corrente de jato em baixo níveis da atmosfera (corredor de vento a cerca de 1500 metros de altitude) atuava no Oeste Catarinense no momento do tornado. 

O jato de baixos níveis (JBN) gera um padrão divergente de vento em diferentes níveis da atmosfera com cisalhamento e ambiente propício para tornado. O modelo WRF da MetSul indicava a possibilidade de tornado na área com valores de helicidade e parâmetro significativo de tornado muito altos para o Oeste Catarinense no exato momento em que se produziu o tornado. 


Anúncios