Anúncios

Sandro Müller/Arquivo

MetSul Meteorologia alerta que é muito alto o risco de temporais nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul e no Sul do Brasil entre hoje e amanhã. Algumas tempestades localizadas podem ser fortes a severa com potencial de provocar danos em lavouras e propriedades. Áreas de instabilidade vão se deslocar pelo Estado ao longo do dia, formando nuvens muito carregadas em diversos pontos e que criarão condições propícias para temporais.

Há risco de chuva localmente forte a torrencial com elevados volumes e alagamentos em curto período assim como as condições serão propícias para vendavais isolados, mas a grande preocupação é com a possibilidade de granizo que em alguns pontos pode ter tamanho mediano a grande.


Para a MetSul, a despeito do alerta ser válido para todo o Estado, a região com maior risco de tempestades de granizo é a Metade Norte gaúcha, onde a atmosfera estará mais aquecida e, portanto, mais instável. Assim, regiões como as Missões, o Noroeste, o Alto Jacuí, o Planalto Médio, Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Serra e Aparados são as áreas com maior probabilidade de granizo.


Nestas áreas, os temporais devem ocorrer principalmente da tarde para a noite, hora do dia em que a instabilidade será mais intensa. O mapa acima mostra a projeção de refletividade para a tarde de hoje pelo modelo WRF da MetSul e os valores indicados pra alguns pontos da Metade Norte são condizentes com ocorrência de granizo.

Alerta-se ainda que a chuva será volumosa hoje em diversos pontos do Rio Grande do Sul com 30 mm a 50 mm em muitas cidades e marcas de 75 mm a 100 mm em algumas, o que vai trazer alagamentos e risco de inundações-relâmpago.

 

Anúncios